Cultura de bactérias/leveduras e produção de pão

Páginas: 6 (1425 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
Introdução

Microrganismos, tal como o nome indica, são organismos de dimensões microscópicas.
Como exemplo de microrganismos temos as bactérias e os fungos, ambos muito importantes no desenrolar das duas experiencias laboratoriais.
As bactérias são organismos unicelulares, procariontes de extrema importância para que haja vida, e podem ser encontrados na forma isolada ouem colónias. A sua sobrevivência depende de diversos factores do meio ambiente onde vivem, tais como a presença ou ausência de oxigénio, existência de nutrientes, temperatura, humidade, pH, , luminosidade, pressão hidrostática, turbidez e salinidade.
Apesar de tantos factores necessários para que eles existem, verifica-se que a abundância dos microrganismos no meio ambiente éastronómica.
Para que haja produção de pão é necessário que a fermentação funciona. Mas o que é a fermentação? A fermentação é um processo em que uma substância se transforma noutra através de microrganismos.
A primeira experiência a ser realizada tem como objectivo criar uma colónia de bactérias enquanto a segunda não é mais do que produzir pão. Para tal, os alunos tiveram que seguir umprotocolo experimental e esperar pelos resultados para posterior análise destes.



Primeira actividade laboratorial: Cultura de bactérias

Material Utilizado
* Infusão de batata
* Meio de cultura
* Placas de Petri
* Estufa
* Fita adesiva
* Marcador para vidro
* Placas de aquecimento
* Ansas
* Gobelés
* Panela

Procedimento ExperimentalPreparação de meio de cultura
1. Preparou-se um caldo de carne (cozeu-se um pouco de carne em água);

2. Retirou-se a carne;

3. Juntou-se a água de cozedura um pouco de agarose, deixando levantar fervura para liquefazer e agarose.

Preparação da infusão de batata
1. Preparou-se uma infusão de água com pequenos pedaços de batata que ficou a aquecer até ferver. Deixou-searrefecer e reservamos.

Esterilização do material
1. Colocou-se cerca de 200ml de água na panela ;

2. Colocou-se o material a esterilizar dentro da panela e tapou-se;

3. Ligou-se a placa de aquecimento;

4. Deixou-se atingir o 100ºC;

5. Retirou-se da placa de aquecimento e deixou-se a arrefecer;

6. Retirou-se o material esterilizado com as mãos devidamentelavadas e/ou com luvas esterilizadas.

Distribuição do meio de cultura
1. Distribuiu-se o meio de cultura pelas duas caixas (I e II) de Petri devidamente esterilizadas e cobriu-se de imediato. Deixou-se arrefecer.

Inoculação das placas
1. Com a ansa, recolheu-se parte da película que se formou na superfície da infusão de batata e colocou-se sobre o meio de cultura da placa I emzaragatoa. Para isso, levantou-se a tampa da placa apenas o suficiente para introduzir a ansa, evitando a contaminação por bactérias do ar;

2. Colocou-se a parafilme na tampa da placa e pusemo-la numa estufa (25ºC a 30ºC), durante 7 dias, com a tampa para baixo,

3. Colocou-se também parafilme na placa II e pusemos esta placa com a tampa virada para baixo, no mesmo local onde estevea placa I.

Resultados obtidos
Para descobrimos os resultados desta experiência deixamos as caixa de Petri I e II durante 7 dias numa estufa, tendo sido retiradas ao 3º dia para observação e anotação dos resultados relativos a esse dia. De seguida, foram repostos para o interior da estufa até ao 7º dia.

a) Após 3 dias
Aqui, ambos os meios das caixas de Petri apresentam cultura debactérias. No entanto podemos verificar por observação visual que a caixa de Petri I, onde foi feita a zaragatoa, a concentração de bactérias é maior do que na caixa de Petri II.

b) Após 7 dias
Ao fim dos 7 dias podemos verificar um que não houve um acréscimo de cultura de bactérias. No entanto, pode-se verificar a aparição de colónias de fungos em ambas as caixas de Petri....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leveduras e Bactérias
  • CULTURA DE LEVEDURAS
  • Produção de pão
  • Cultura de bacterias
  • Cultura de bactérias
  • Cultura de Bactérias
  • Relatorio microbiologia leveduras fungos e bacterias
  • microbiologia bacterias na agua suja e no pão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!