Cultura de avalição no brasil

Páginas: 10 (2418 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
CULTURA DE AVALIAÇÃO NO BRASIL – considerações gerais no âmbito da avaliação de resultados na escola e o que se pretende com avaliação de sistema.
MARCOS AMADO

Ao pensar avaliação e o que se estabelece como “cultura de avaliação”, convém desvincular o passo inicial desse pensamento da sua vinculação espacial. Melhor dizendo, se o pretendido for apresentar uma ruptura paradigmática, comovem proposto nos documentos oficiais, (LDB, DCNEM, etc.), a cultura de avaliação no Brasil não difere do que se estabeleceu como tal, nos fundamentos desse conceito, em todo o mundo. É necessário que consideremos a partir daqui, avaliação no contexto da aprendizagem escolar e que também possamos levar em conta que avaliar é algo que fazemos sempre, também fora desse contexto.

Nesta segundasituação, a atitude avaliativa fornece parâmetros para a correção do processo criativo, seja qual for o objeto de criação. O para quê, e o para quem se apresentam como critérios avaliativos fundamentais do quê está sendo produzido e naturaliza a auto-avaliação sobre o que será apresentado. Nesse contexto a avaliação identifica-se com o refazer, o reconstruir, o reorganizar e faz parte do que se querfazer como elemento indissociável do processo de conhecer/aprender.
No contexto da aprendizagem escolar essa naturalização foi há muito tempo rompida, no Brasil e no mundo. A escola instituída como espaço em que os conhecimentos a serem adquiridos são os que as esferas de circulação de poder e controle social reconhecem como válidos, o quê e o para quê são apresentados abstraídos do para quem.Quer dizer: isto é uma formulação. Ao aprendiz os conteúdos da aprendizagem escolar são apresentados como indispensáveis (o quê), independentes do contexto de sua produção. São conteúdos para quê ele possa ser aprovado e reconhecido basicamente como força de trabalho, abstratamente convencido de que é para si mesmo (para quem), alheados assim do reconhecimento do espaço que ocupa e do que lheconstitui, dos pontos de vista social, econômico e antropológico. Assim mobilizado aceita e incorpora como legítima uma contabilização de resultados burocraticamente definidos em função de graus de aprendizagem e capacitação, estabelecidos e alheados da própria noção de processo. Dessa forma a avaliação nada mais é que um mero acessório da aprendizagem. Dissociada do processo de aprendizagem,facilmente legitima relações de poder, sempre injustas e truculentas. Melhor dizendo, expõe o próprio processo de aprendizagem à quebra de sua dinâmica e à perda de seu sentido.
Avaliação dos Sistemas de Ensino

A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, determina em seu artigo 9º inciso VI:

Art. 9º A União incumbir-se-á de:..................................................................................................................................
VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

Ainda na década de 1980 o MEC claramente busca instrumentos de fazer cumprir os acordosassinados com o Banco Mundial em que o componente de avaliação educacional coloca-se como instrumento de validação dos acordos e passa a incentivar a produção de estudos sobre a avaliação do rendimento escolar, pautados nas discussões com as agências internacionais, portanto anterior à promulgação da lei conforme citado por Gomes Neto e Rosemberg (1995, p. 16).

Para nos atermos em consideraçõessobre o Ensino Médio convém relembrar o que orienta a proposta curricular para o curso contida nos documentos oficiais. Neles as esferas do trabalho e da cidadania apresentam-se como contextos, por excelência, para o exercício interminável da capacidade de aprender. É, pois, sob o signo da abertura e da inclinação para a aprendizagem constante que o ensino médio deve se fazer. Por si só tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura e industria cultura no brasil
  • brasil cultura
  • Culturas do Brasil
  • cultura no brasil
  • Brasil e sua Cultura
  • culturas no Brasil
  • A cultura do brasil
  • Cultura no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!