Cultura da mídia: a ideologia do filme nascido em 4 de j

Páginas: 16 (3988 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
Cultura da Mídia: a ideologia no filme Nascido em 4 de Julho[1]

Franthiesco A. Ballerini Manso²


Universidade Metodista de São Paulo





1. Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os elementos da cultura de massa e as ideologias presentes no cinema norte-americano. Kellner (2001), em seu livro A Cultura da Mídia, se debruça na análise de filmes como Rambo e Top Gunpara mostrar como estes estão imbuídos de ideologias de cunho político de direita, a favor da guerra e do “American way of life”. Porém, o autor diz que filmes “liberais-esquerdistas” como Nascido em 4 de Julho, “representam uma contrapartida instrutiva aos ciclos Rocky/Rambo de Stallone” (KELLNER, 2001, p. 95). No entanto, este artigo pretende mostrar, com base na análise do filme Nascido em 4 deJulho, que mesmo os diretores mais liberais, como Oliver Stone, são impregnados pela ideologia hegemônica presente na cultura de massa norte-americana, pelos ideais de direita, acabando por legitimar pelo cinema o “American way of life”.





2. Palavras-chaves

Comunicação; Cinema; Ideologia, Cultura de Massa[2]





3. Introdução

O principal objetivo deste artigo é se debruçarsobre as ideologias por trás do filme Nascido em 4 de Julho e buscar identificar quais são os elementos da cultura de massa deste longa que não o deixa tão afastado de filmes nitidamente ideológicos de direita como Rambo, Top Gun e Rocky. Para isso, é necessário, primeiramente, definir o conceito de ideologia utilizado por alguns estudiosos.
Para Hartley (2001, p. 128), a ideologia é um mecanismoque produz e distribui idéias conforme os interesses das classes hegemônicas, dos governantes. Trata-se de um discurso com significações e representações por meio da qual as classes econômicas governantes generalizam, ampliam e naturalizam a sua supremacia, fazendo, assim, que com o poder dessas classes seja visto e aceito como algo natural e inevitável, legítimo e obrigatório pelos dominados.Sob a ótica mais cultural, Williams (2000, p. 28) diz que ideologias devem ser encaradas como formas de produção cultural coletiva. O conceito, para ele, não pode ser abstraído como uma espécie de “espírito formador” das raízes de toda a produção cultural. O termo pode ser utilizado tanto para descrever crenças formais e conscientes de uma classe ou indicar princípios ou posições teóricas gerais,dogmas, visões de mundo etc.
Kellner (2001, p. 85), por sua vez, é mais radical no seu tratamento com o termo ideologia. Para ele, a cultura da mídia é impregnada de ideologias cujo objetivo é legitimar o domínio da classe, da raça ou do sexo hegemônico. Para o autor, a ideologia ludibria os indivíduos a aceitar as condições sociais e o modo de vida da atualidade. “A ideologia apresenta comonaturais, como senso comum, condições que são fruto de uma construção histórica, como se fosse natural Rambo massacrar centenas de indivíduos e depois voltar-se para o governo e seus computadores.” (KELLNER, 2001, p. 147). A ideologia, para ele, é algo sedutor, é construída na cultura da mídia para legitimar o presente.
Kellner (2001, p. 123), no entanto, vai ao encontro do objetivo deste trabalhoao dizer que os textos culturais não podem ser rotulados de “conservadores” ou “liberais”. Muitos textos – em especial no cinema de Hollywood, onde há uma necessidade enorme de um público grande para garantir lucros - enveredam-se em ambas vias para cativar milhões de pessoas. Estes textos, segundo o autor, incorporam vários discursos, posições ideológicas, construção de imagens e efeitos, queraramente podem ser encaixadas em uma só posição ideológica pura e simplesmente.
Assim, valerá mencionar neste trabalho o que o autor diz à respeito de filmes visivelmente pró-guerra, pró-direita e pró-cultura de massa, como Rambo e Rocky, mas o eixo central é mostrar que Nascido em 4 de Julho, de um diretor assumidamente contra a Guerra do Vietnã – pois participou dela e foi ferido duas vezes –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O filme “nascido em 4 de julho” e as relações internacionais, por gills lopes
  • Relatorio de leitura, cultura e ideologia: a midia revelando estereotipos raciais de genero
  • Cultura E Ideologia
  • cultura e ideologia
  • cultura e ideologia
  • Cultura e Ideologia
  • Cultura e ideologia
  • cultura e ideologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!