cultura conceito antrapologico

401 palavras 2 páginas
ARIDIANE DE ARAUJO LAURENTINO

Encíclica Rerum Novarum

MACEIO/AL
2013.02

ARIDIANE DE ARAUJO LAURENTNO

Encíclica Rerum Novarum

Trabalho apresentado como requisito parcial, para a avaliação de disciplina Introdução Est. Sócio-Filosófico da comunicação. Prof. Jorge Vieira. Jornalismo da Faculdade de Educação e Comunicação- FECOM.

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIOR DE MACEIÓ – CESMAC
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- FECOM
CUESO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO

MACEIÓ/AL 2013.02

A encíclica Rerum Novarum

A encíclica Rerum Novarum foi escrita pelo papa Leão XII em 15 de Maio de 1891. As questões explícitas se deram com a revolução industrial e a influencia de capitalismo no final do século XIX. Que teria mudado a relação entre os trabalhadores e seus patrões, gerando um conflito sobre direito. Isso se deu por questões política e de interesse privado, dificultando a solidariedade e compreensão da soberania. A encíclica relata sobre as condições dos operários, com base no que se pensa a igreja sobre essa situação. Ela ressalta a importância que os operários tinham, mas não era reconhecida por seus patrões, essa carta tinha como função analisar esse caso com justiça e igualdade. Pois a causa desse conflito foi à ganância desses patrões e o aumento dos proletariados. Essa carta foi de grande influencia para as condições das classes trabalhadoras e foi composta por wilhelm Emanuel, Von ketteler e Edwaed Manning.
O papa Leão XIII apoiava a formação de sindicatos para garantir os direitos desses trabalhadores, mas não concordava com o socialismo, pois discutia a forma de relações entre o trabalho, o governo, os negócios e a Igreja. Também defendia os direitos á propriedade privada. O documento refere à falta de princípios e valores morais na sociedade, e de como deveria ser proposto para melhorar as condições dos trabalhadores. A encíclica foi considerada fundamental para a Doutrina Social da igreja e

Relacionados