Cultura Brasileira Texto Quem Fomos N S No S Cuclo XX

1260 palavras 6 páginas
Leitura do texto: SILVA, Alberto da Costa e. Quem fomos nós no sécuclo XX – as grandes interpretações do Brasil.
Responda: Será que polifonicamente se completam os autores analisados por Alberto da Costa e Silva ?

O capitulo intitulado “Quem fomos nós no século XX – as grandes interpretações do Brasil” , de autoria de Alberto da Costa e Silva é parte integrante do livro Viagem Incompleta, a experiência brasileira (1500-2000) – A grande transição, organizado por Carlos Guilherme Mota, 2ª ed. – São Paulo, que nos apresenta o período republicano, quando da chegada da família real portuguesa no Brasil. No caso desta atividade, faremos uma abordagem a respeito dos autores citados por Alberto da Costa e Silva, tecendo observações sobre autores citados por Alberto da Costa e suas ideias se completam. Miscegenação, raça e cultura, indios, mamelucos, europeus, embraquecimento ....
O autor descreve um brasileiro que supostamente em uma biblioteca no Brasil, abre as últimas páginas de livro recebido de Paris, demonstrando não ter muitas expectativas na leitura. Fala da busca desse brasileiro entre o ufanismo e o desalento. Procura encontrar um país livre das amarras europeias, com liberdade de expressão e inteligência aberta.
Descreve uma impossibilidade de estar fora das estruturas intelectuais prevalecentes ou chocar-se com a verdade dos livros de prestígio. Começando por:
Nina Rodrigues – defendia ideias consideradas científicas e avançadas, mas hoje consideradas racistas, registradas em Os africanos no Brasil (1932), escreveu: "Para dar-lhe [a escravidão] esta feição impressionante foi necessário ou conveniente emprestar ao negro a organização psíquica dos povos brancos mais cultos (…).
Euclides da Cunha . mestiço, em Sertões (1902), não compreendeu o que escrito meio século antes por Francisco Lisboa que lista os negros, os cablocos, os mulatos, os cafuzos, pardos indefinidos e brancos pobres como os construtores do paí e vitimas da história. Espalhou a ideia

Relacionados

  • Cultura Brasileira Texto Quem fomos n s no s cuclo XX
    361 palavras | 2 páginas