cultura alemã em santa catarina

Páginas: 2 (454 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014
A Influência da Cultura Alemã em Santa Catarina


Os alemães vieram para Santa Catarina no século XIX, para dar início a uma nova colônia. O primeiro povoado alemão em Santa Catarina foiinstalado em São Pedro de Alcântara, em 1829. Eles vieram de Bremen.

Apesar das dificuldades do clima, do solo e do relevo, a colônia prosperou, expandindo-se pelos vales e planaltos e dando origem aoutros povoados como São Bento do Sul, Dona Francisca (atual Joinville), Blumenau, Hamônia (atual Ibirama), Brusque, Santa Tereza, Angelina, Pomerode entre outras.

Algumas cidades catarinenses foramfundadas com o nome da cidade de origem dos imigrantes como Pomerode, que recebeu o nome de Pomerânea (Alemanha). Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Santa Catarina é reconhecidainternacionalmente por promover as principais festas alemãs do Brasil. A mais conhecida é a Oktoberfest de Blumenau, consi- derada a maior celebração da cultura alemã fora da Alemanha, com bandinhastípicas e muito chope.

Os imigrantes alemães vieram para Santa Catarina depois da guerra no seu país e pela busca de novas oportunidades de trabalho. Entre as atividades desenvolvidas pelos alemães,destacavam-se a olaria, a agricultura e a carpintaria. Aos poucos também foram se firmando como comerciantes e industriais.A MAIOR FESTA ALEMÃ BRASILEIRA

A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram aoantigo Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. O consumo de chope foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interessede comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou então a ser realizado em dois pavilhões. O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição, e tornou-se necessário a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização alemã em Santa Catarina
  • Cultura de santa catarina
  • Imigração alemã e italiana em santa catarina
  • A CULTURA ESPANHOLA E A INVAS O EM SANTA CATARINA
  • 180 anos da colonização alema em santa catarina
  • Santa Catarina
  • Santa Catarina
  • Santa catarina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!