Cultura afrodesendente

397 palavras 2 páginas
TAREFA 2 – Exercitando análise e intervenção.

A) Indique claramente uma característica desse texto que, de acordo com o texto-base 4, pode ser compartilhada por gêneros acadêmicos ou por artigos de divulgação científica. A comunicação de maneira clara e precisa é uma das características principais desse texto, e de acordo com o texto-base 4, pode ser perfeitamente compartilhada por gêneros acadêmicos por artigos de divulgação científica.

B) Indique claramente uma característica desse texto que, de acordo com o texto-base 4, é de fato mais específica do artigo de opinião, não sendo portanto compartilhada pelos demais gêneros abordados ali. Em um artigo de opinião, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através do artigo de opinião. Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, apresenta uma linguagem menos especializa e mais próxima ao leitores.

C) Comente e mostre concretamente, por fim, como você ajudaria seu aluno a melhorar o texto em questão no que se refere à sua adequação ao gênero no qual está concorrendo, considerando as características específicas do artigo de opinião, tal como foram expostas e discutidas no texto-base 4. É necessário criar um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor, a exposição da questão em discussão ou seu ponto de vista parágrafo a parágrafo. Já que é um artigo de opinião, é muito importante que você não se enrole nas próprias ideias. Mostre um ponto de vista do começo ao fim. Isso fará com que o texto passa mais credibilidade e mais veracidade. Use a 1ª pessoa do plural ou a 3ª do singular. (Embora permitido por alguns autores, a maioria recomenda que o aluno não use a 1ª pessoa do singular). Verbos predominantemente no presente do

Relacionados

  • A QUEST O RACIAL AFRICANIDADE E DEMOCRACIA
    17340 palavras | 70 páginas