culto ao corpo

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA – 2ª SÉRIE
PROFESSORA: Nelma BaldinACADÊMICOS: Felipe Eduardo de Souza, Felipe de Paula Siqueira

Exercício (em duas etapas):


1ª. Etapa: Exercício em sala de aula: discussão em pequenos grupo (posteriormente discussão emgrande grupo com as apresentações das considerações de cada pequeno grupo) sobre a questão em estudo, expressa na frase:

- É certo pensar-se num “corpo ideal”? É certo “sofrer” e “sacrificar-se”por esse corpo e até “discriminar” o outro por esse corpo?



2ª Etapa: Trabalho escrito:

A questão (acima) que orientou as discussões em grupos em sala de aula, deverá ser respondida ouanalisada em forma de texto pelos grupos de alunos (texto com no mínimo 1,5 a 02 páginas).
Para responder a essa questão, você deverá ler os dois textos aqui apresentados (Texto 1 e Texto 2 e mais oTexto 3 – no disco virtual) e também analisar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uPEwT2Ee10o




Como visto no texto Texto baseado na resenha da coletânea “Nu & Vestido” (2002) elaboradapor Sonia Maria Giacomini, podemos observar que O “corpo carioca” (leia-se “corpo brasileiro”) basicamente se identifica com a figura de Leila Diniz nos anos 60 / 70, que corporificou ocomportamento transgressor. Ofereceu "uma imagem concorrente da grávida tradicional, que escondia sua barriga" e passou a ser encarada como verdadeira encarnação do espírito da cidade.
Outra variação deenfoque pode ser constatada na atenção ou compromisso com a caracterização do que seria uma "cultura carioca". Assim é que, na apresentação, num esboço de "etnografia do corpo carioca" em que éressaltada a convivência "aparentemente tranqüila" entre "corpos bronzeados, musculosos, magros, altos" com "outros branquelos com estrias, celulites e barriguinhas indesejáveis",...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CULTO AO CORPO
  • Culto ao corpo
  • culto ao corpo
  • Culto ao corpo
  • O culto ao corpo
  • Culto ao corpo
  • CULTO AO CORPO
  • Culto ao corpo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!