Cultivo Protegido

Páginas: 11 (2663 palavras) Publicado: 29 de março de 2015

1.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
Proporcionar o conhecimento histórico do cultivo protegido, situação atual, perspectivas futuras e características de suas principais cadeias agrícolas.
A expressão cultivo protegido tem sido utilizada, na literatura internacional, com um significado bastante amplo. Ela engloba um conjunto de práticas e tecnologias (quebra- ventos, mulches de solo, casas de vegetação,túneis altos e baixos, irrigação, entre outras), utilizados pelos produtores para um cultivo mais seguro e protegido de suas lavouras (WITTWER e CASTILLA, 1995).
Da mesma forma, o termo plasticultura também sido utilizado com um significado amplo, ele define um sistema de cultivo de plantas, em que um grande benefício é obtido pela utilização de produtos (filmes plásticos, tubos de irrigação,telas, etc.) derivados de polímeros de plásticos (LAMONT, 1996).
1.2 ORIGEM E HISTÓRICO DO CULTIVO PROTEGIDO
O cultivo protegido como conhecemos nos dias hoje só é possível devido ao descobrimento do polímero de polietileno no final da década de 30 por pesquisadores britânicos. Este polímero é o mais comum dentre os plásticos existentes, sendo no início utilizado principalmente na Segunda GuerraMundial (LAMONT, 1996).
Sua introdução na agricultura ocorreu no início da década de 50 revolucionando a produção comercial de algumas hortaliças em diversas regiões do mundo, como Japão, China, Estados Unidos, Inglaterra e Israel (WITTWER, 1993).
No Brasil, a introdução desta tecnologia ocorreu na década de 70, com a instalação dos projetos pioneiros de cultivo de tomate em ambiente protegido peloInstituto Adventista Agroindustrial de Manaus, no Amazonas, e de cultivo de pepino japonês em ambiente protegido por produtores cooperados da extinta Cooperativa Agrícola de Cotia – Cooperativa Central (CAC – CC) na região do cinturão verde da cidade de São Paulo (MARTINS, 1996; KUMAGAIA, 1991).
Como toda nova tecnologia, a utilização do polietileno na agricultura teve um rápido crescimento,particularmente na Ásia e costa do mar Mediterrâneo, nas décadas de 70 e 80. No Brasil observou-se também um rápido crescimento desse tipo de cultivo no início da década de 90 (MINAMI, 1995).
Della Vecchia e Koch (1999) realizaram estimativas de crescimento feitas em 1994 que apontavam para a virada do milênio uma área de produção de hortaliças em cultivo protegido de 10 mil hectares. Entretanto, estaestimativa não foi concretizada, sendo que em 1999 foram cultivados apenas 1390 ha de área coberta com o polietileno, sendo os Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul com maior área de utilização desta técnica.
Martins (1996) e Goto (1997) apontam inúmeros fatores como responsáveis pela não concretização das estimativas realizadas por Della Vecchia e Koch (1999), dentre eles podemoscitar:
Equívocos ou má fé na divulgação da tecnologia sem o respaldo de informações adequadas previamente geradas e testadas pela pesquisa agrícola, que resultaram em experiências negativas para muitos produtores, com prejuízos econômicos e consequentemente descrença no uso desse sistema de produção;
Equívocos no estabelecimento de prioridades de pesquisa para o atendimento das demandas reais dosetor;
Falta de integração entre instituições públicas de pesquisa, extensão rural, produtores e empresas privadas para a divulgação de resultados de pesquisa, introdução de novas tecnologias e fomento da plasticultura;
Dificuldades para o estabelecimento e/ou a superação de problemas relacionados com a comercialização diferenciada das hortaliças produzidas em ambientes protegidos de forma quejustifiquem e estimulem o investimento nesta tecnologia;
Profunda crise socioeconômica experimentada pelo Brasil ao longo das décadas de 80 e 90 com graves consequências no crescimento do consumo, no custo e disponibilidade de crédito para investimento agrícola. 
Dentre os principais países que utilizam o cultivo protegido devem ser destacados os que estão localizados na costa do mar Mediterrâneo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CULTIVO PROTEGIDO DE MELÃO
  • cultivo de pimentão protegido (estufa)
  • Cultivo Protegido de Hortali as
  • Cultivo protegido do tomateiro sob manejo orgânico
  • Densidade de Plantio de Rúcula, em Sistemas de Cultivo Protegido.
  • Cultivo protegido de tomate tipo “Carmem” em ambiente controlado
  • Produção de matérias primas vegetais em cultivo orgânico, convencional, protegido e hidropônico
  • Cultivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!