CULINARIA

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 1 de março de 2014
Meningioma

Meningioma - Visão geral
Meningioma, ou meningeoma, cerebral é um tipo de tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem o nosso cérebro. Estas membranas são chamadas meninges, por isso o nome de meningioma ou meningeoma. Habitualmente os meningiomas apresentam crescimento lento e causam poucos sintomas, principalmente no início do seudesenvolvimento. Por isso, geralmente, a pessoa só descobre que tem um meningioma cerebral quando ele já está relativamente grande e é capaz de comprimir estruturas cerebrais e causar sinais e sintomas. Outras vezes, devido a essa característica de crescimento lento e silencioso, o meningioma é descoberto por acaso quando a pessoa realiza algum exame (Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética) paraavaliar outro problema, como um traumatismo no crânio por exemplo, e o meningioma é encontrado nas imagens. Nessa situação chamamos de “achado incidental” ou "fortuito", ou seja o meningioma cerebral não estava causando nenhum sintoma importante e foi descoberto apenas por que apareceu em algum exame do crânio que o paciente fez por outro motivo.  É extremamente frequente encontrarmos meningiomasgigantes pois, às vezes, o paciente só vai apresentar algum sintoma quando a lesão já está bastante grande. 
Os meningiomas podem ser retirados e curados por cirurgia. Eventualmente, pode-se optar por não realizar qualquer tipo de cirurgia ou tratamento específico, e o meningioma cerebral é acompanhado com repetição dos exames de tempos em tempos. Nessa eventualidade, a qualquer sinal de crescimentodo meningioma, a cirurgia é então realizada. 
Apesar de serem consideradas lesões benignas, existem também os meningiomas cerebrais que apresentam comportamento maligno. Estes meningiomas geralmente têm comportamento diferente do habitual, com crescimento rápido. Felizmente, os meningiomas que fogem do padrão e apresentam comportamento maligno são muito raros e correspondem somente a cerca de 1%de todos os meningiomas e serão comentados em outro texto. 
Devido ao crescimento lento dos meningiomas o cérebro vai gradativamente se adaptando sem que a pessoa tenha qualquer sinal ou sintoma. Essa capacidade de adaptação cerebral é chamada de complacência. Mas isso tem um limite. Quando a complacência cerebral é ultrapassada, os sintomas começam a aparecer gradativamente porque, a partirdesse limite, o meningioma começa a comprimir o cérebro ou os nervos intracranianos com mais intensidade.
Meningiomas na Coluna – Existem ainda os meningiomas que estão localizados na coluna e que crescem a partir das meninges que recobrem a medula. Apesar de se tratar do mesmo tipo de lesão, os sintomas e o tratamento obviamente são diferentes dos meningiomas cerebrais. Essas lesões serão abordadasneste site na área dedicada à coluna vertebral.
Sintomas
Uma grande variedade de sinais e sintomas pode aparecer devido aos menigiomas e eles geralmente estão relacionados à localização da lesão cerebral. Os sinais e sintomas mais comuns são dor de cabeça, vômitos, convulsões, fraqueza ou paralisia parcial ou total de braços e pernas.
O objetivo do tratamento é curar a pessoa com a retiradatotal do tumor. Paralelamente, com a retirada do meningioma, conseguimos também eliminar os sinais e sintomas, ou seja, obtemos alívio das dores de cabeça por exemplo e, caso o paciente apresente alguma paralisia, a força muscular no membro afetado tende a voltar ao normal.
Diagnóstico
Os exames recomendados para identificar o meningioma cerebral são Tomografia Computadorizada e RessonânciaMagnética do crânio.
Tratamento
Podemos, de forma genérica e didática, dividir o tratamento dos meningiomas cerebrais em três tipos de abordagem distintas:
Tratamento cirúrgico com a retirada total do meningioma por meio da microcirurgia
Tratamento cirúrgico com retirada parcial do meningioma, também usando microcirurgia
Tratamento clínico
O tratamento mais eficaz para o meningioma cerebral é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • culinaria
  • Culinaria
  • Culinaria
  • culinária
  • culinaria
  • culinaria
  • Culinaria
  • Culinaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!