Culin RiA VATAP

2408 palavras 10 páginas
VATAPÁ

O Vatapá não é de origem africana, é brasileirinho da Silva!
Foto by jornalcrpd.vilabol.uol.com.br/.../receita.htm

Qualquer pessoa que busque saber um pouco mais sobre Vatapá e comidas baianas, além das receitas e segredos dessas delícias, vai se deparar com muitas informações equivocadas sobre a origem dessas receitas e seus nomes.

A maioria afirma que a palavra Vatapá é de origem Yorubá, um dos dialetos africanos. Segundo Câmara Cascudo, nordestino e grande antropólogo e historiador, está é uma informação deveras equivocada.

Numa viagem à África, Cascudo descobriu que ninguém sequer sabia o que significava esta palavra, e que alguns dos alimentos que aqui reconhecemos como africanos, lá são reconhecidos como brasileiros. Assim é com o Vatapá, que o antropólogo afirma ser de origem Tupi. Confesso não ter encontrado ainda a referência do significado em Tupi da palavra vatapá, mas dada a semelhança com o nome de outra iguaria Tupi, o Tacacá, não é difícil acreditar no argumento de Cascudo.

Ingredientes:

01kg-pão cortado em rodelas grossas
02-colheres de sopa de óleo de girassol
01-cebola grande picada
02-dentes de alho amassados
01-pimentão verde picado
01-tomate sem sementes picado
1/2kg-camarões salgados e escaldados para tirar o excesso de sal sal a gosto (se precisar)
01-maço de cheiro-verde completo picado
01-garrafa média de leite de coco azeite de dendê e pimenta-murupi a gosto

Coloque o pão de molho com água suficiente para cobri-lo. Deixe descansar o tempo suficiente somente para amolecer. Esprema bem o pão e amasse-o com as mãos, ou passe-o no liqüidificador, ligeiramente. Reserve.

Em uma panela grande, coloque o óleo e deixe aquecer. Junte a cebola, o alho e refogue rapidamente. Junte os tomates e os pimentões. Tempere com pimenta e junte cheiro-verde. Mexa bem por alguns minutos. Junte a massa de pão e misture.Acrescente o leite de coco, misturando a cada adição e logo em seguida junte os camarões. Junte o azeite-de-dendê aos poucos.

Relacionados