Culinária Quilombola

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
Culinária Quilombola
Cuscuz de arroz: faz parte da culinária cabloca quilombola, é uma comida típica da região, feitas pelas mãos dos cablocos e quilombolas e faz parte de sua alimentação. o cuscuzconsiste na trituração do arroz integral caipira, feita no pilão de mão ,onde acrescenta-se outros ingredientes como amendoim e cozido na cuscuzeira de barro ao vapor.
Danças
Puxada de Rede
era a atividade pesqueira dos negros recém-libertos, que encontraram na pesca do “xaréu” uma forma de sobreviverem, seja no comércio, seja para seu próprio sustento. Nos meses decorrentes entre outubro eabril, esses peixes procuravam as águas quentes do litoral nordestino afim de procriarem. Então era a época certa para lançarem a rede ao mar.
Além dos cânticos, os atabaques e as batidassincronizadas dos pés davam o ritmo para que os homens não desanimassem e continuassem a puxar a enorme rede, o que paradoxalmente dava um ar de ritual e beleza àquela atividade. Quando enfim terminavam de puxara rede, eram entoados cânticos em agradecimento à pescaria e o peixe era partilhado entre os pescadores e começava o festejo em comemoração.
Maculele
é uma manifestação cultural oriunda cidade deSanto Amaro da Purificação – Bahia, berço também da Capoeira. É uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribode outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.
Dança do fogo
Ao ritmo contagiante dos atabaques os guerreiros demonstram total domínio sobre o elemento deXangô - O FOGO.
Com movimentos unidos ao brilho das tochas os dançarinos desafiam tal elemento extraindo dele seu poder e força mística.
Dança guerreira
Dança com lanças e escudos, onde osguerreiros, numa combinação de movimentos plásticos e agressivos fazem saudações aos deuses africanos e representam ataques correspondentes à sua dança de guerra.
Samba de Roda
O Samba de Roda começou,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • culinaria quilombola
  • Quilombolas
  • Quilombolas
  • quilombolas
  • QUILOMBOLAS
  • quilombolas
  • quilombolas
  • quilombola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!