cuidar e educar

Páginas: 3 (538 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Nos últimos anos, movimentos sociais, redes públicas municipais e estaduais e universidades têm buscado expandir com qualidade a educação infantil. Pela primeira vez na história da educaçãobrasileira foi formulada uma política nacional de Educação Infantil, processo desencadeado com a Constituição de 1988, e com a ação do MEC no breve período de 1994-1995. Nos últimos anos, mesmo no quadronacional de desmobilização da Sociedade Civil, a luta pela educação da infância permanece, nos fóruns estaduais, na rede de creches e no interfóruns, organizados para encaminhar de modo coletivo questõescentrais da política de educação infantil.. (KRAMER, p. 801-802. 2006)
PORQUE
Tendo como pano de fundo o entendimento da educação infantil como um produto histórico e do educador infantil como umsujeito que tem a sua produção de saberes e de práticas mediada e condicionada pela maneira como o Estado enfrenta, no plano ídeo-político, os desafios postos pelas desigualdades, podemos agora refletirsobre a educação infantil como um acontecimento político. Entendemos que a educação infantil é um campo múltiplo de ideias que têm suas raízes nas práticas cotidianas e em lugares sociaisdiferenciados e relacionados a estruturas e concepções de poder. (NUNES, p. 91. 2009).

Nesta perspectiva, explique como deve ser organizado os espaços, mobiliários e materiais nas Instituições de EducaçãoInfantil do Brasil? Existem este materiais nas unidades escolares? Como os professores lidam com a realidade vivenciada diariamente? Escreva com suas palavras.

OBS: Se quiser também pode entrevistaruma professora de Educação Infantil para melhor responder a estas perguntas.







AULA 04

A partir da leitura do trecho abaixo e as informações trazidas na nossa última aula, a Aula 04,responda o que se segue:

Como um colecionador, a criança caça, procura. As crianças, em sua tentativa de descobrir e conhecer o mundo, atuam sobre os objetos e os libertam de sua obrigação de ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidar e educar
  • EDUCAR E CUIDAR
  • Cuidar e Educar
  • educar e cuidar
  • Cuidar e educar
  • Cuidar e educar
  • cuidar e educar
  • Educar e cuidar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!