Cuidados pré-operatório e pós-operatório

Páginas: 18 (4490 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO

O presente trabalho retrata sobre Cuidados Pré-Operatório, como já sabemos que antes de falarmos deste tema, não devemos esquecer de frisar os sobtemas em abordagem.
Pós-operatório é o período durante o qual se observa e se assiste a recuperação de pacientes em pós-anestésico e pós "stress" cirúrgico. Os objetivos da equipe multidisciplinar durante este período são: a manutençãodo equilíbrio dos sistemas orgânicos, alívio da dor e do desconforto, prevenção de complicações pós-operatórias, plano adequado de alta e orientações, a passo que o Pré-operatório é o período de tempo que tem início no momento em que se reconhece a necessidade de uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega à sala de operação.
A unidade de Pós-Operatório (UPO) tem por principalobjetivo atender aos pacientes vindos da sala cirúrgica ou da Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e que foram submetidos a cirurgias eletivas - de uma única ou de várias especialidades. Nela também podem atender a cirurgias de urgência e transplantes, conforme a estrutura organizacional da Instituição.














DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÕES
Pré-operatório é o período de tempo que teminício no momento em que se reconhece a necessidade de uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega à sala de operação.
Pós-Operatório é o período durante o qual se observa e se assiste a recuperação de pacientes em pós-anestésico e pós "stress" cirúrgico. Os objetivos da equipe multidisciplinar durante este período são: a manutenção do equilíbrio dos sistemas orgânicos, alívio da dor edo desconforto, prevenção de complicações pós-operatórias, plano adequado de alta e orientações.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIO E CUIDADOS POIS OPERATÓRIO
O paciente, assistido nesta unidade, se portador crônico de alterações funcionais em órgãos ou sistemas, poderá apresentar repercussões importantes no pós-operatório. Nas cirurgias eletivas estas alterações são tratadas ou compensadas antes do atooperatório. Entretanto nas cirurgias de urgência tais disfunções nem sempre são compensadas no pré-operatório.
Os pacientes que evoluem com estabilidade hemodinâmica no Centro Cirúrgico ( CC ) podem voltar à enfermaria para completar sua recuperação. Aqueles que manifestam instabilidade no Centro Cirúrgico, ou que têm antecedentes mórbidos passíveis de complicações, geralmente são transferidos àUPO para observação intensa e contínua.
O período cirúrgico é dividido em três fases: a primeira é a pré-operatória; a segunda, a intra-operatória e, a terceira, pós-operatória. Nesta última, a enfermagem desempenha o importante papel de proporcionar ao paciente o retorno às atividades rotineiras.
O pós-operatório inicia-se com os períodos pós-anestésico e pós-operatório imediato, nos quais opaciente está se recuperando dos efeitos anestésicos. O pós-operatório tardio é o tempo de cicatrização e prevenção das complicações, este período pode durar semanas ou meses após cirurgia.
A assistência de enfermagem durante o período pós-operatório imediato concentra-se em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações. Por menor que seja a cirurgia, o risco de complicações sempreestará presente. A prevenção destas, no pós-operatório promove rápida convalescençia, poupa tempo, reduz gastos, preocupações, ameniza a dor e aumenta a sobrevida.
Após a avaliação, pelo enfermeiro, dos controles gerais, dos antecedentes clínicos, da fisiopatologia da doença, das intercorrências intra-operatórias e anestésicos, e de um exame físico completo, é possível elaborar um plano de cuidadosindividualizado.
A transferência do paciente para sua unidade de origem é um momento de grande ansiedade para ele. A fim de evitar este sentimento, o paciente deve ser preparado num estágio precoce à hospitalização.
A evolução clinica satisfatória do paciente e a estabilização do estado hemodinâmico são sinais de que a fase critica do pós operatório terminou e que será transferido. Durante sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidados pre e pos operatorio
  • cuidados pres. e pós operatórios !
  • Cuidados pré e pós-operatórios
  • cuidados pré e pós operatório da lobectomia
  • PLANO DE CUIDADOS PRÉ E PÓS OPERATORIOS
  • Pós-operatorio e Pre-operatorio
  • Cuidados de Enfermagem no pré ,trans e pós operatorio
  • Hepatectomia, Pancrectomia, Colecistectomia- Cuidados pré e pós operatórios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!