Cuidados odontológicos com o idoso

Páginas: 10 (2476 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2012
CUIDADOS ODONTOLÓGICOS COM O IDOSO
Natália Barreto Camara
RESUMO
A odontologia na atenção à saúde do idoso continua um pouco precária, porém é considerável o avanço nos últimos anos. Os idosos, por serem uma parte mais "fragilizada" da população necessitam de cuidados odontológicos específicos considerando a necessidade da abordagem interdisciplinar. A abordagem ao idoso deve ser feita commuito cuidado, deve-se ouvir e respeitar suas colocações. A confiança é a chave de tudo. MATERIAIS E MÉTODOS: Revisão bibliográfica utilizando 10 artigos dos últimos 10 anos, 1 livro de Patologia Oral & Maxilofacial e 1 publicação no Caderno de Saúde Pública, vol.16 do Rio de Janeiro. RESULTADOS: Pacientes idosos estão mais propensos a desenvolverem doenças na cavidade oral. CONCLUSÃO: Os pacientesidosos continuam atrás dos avanços odontológicos, porém, com o aumento da expectativa de vida acredita-se surgir uma busca pela qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE
Idoso, Saúde do Idoso, Odontologia Geriátrica, Saúde Bucal.

1. INTRODUÇÃO
O conceito de saúde bucal indica o caráter abrangente da atenção odontológica e a necessidade de sua integração. Os cuidados com a saúde bucal, que idoso érecomendado seguir, são variados, porém alguns expressam tal importância que se tornam indispensáveis para se obter uma boca saudável, e consequentemente a manutenção da saúde geral.
O problema mais grave que pode ser observado é a falta de interesse e baixa autoestima do idoso. A falta de interesse de todos esses problemas é a mais significativa, com isso o idoso fica mais propenso a desenvolverdoenças na cavidade oral. Porque existe tanto desinteresse da parte deles?
Este estudo tem a finalidade de apresentar o que é a odontologia geriátrica, a abordagem ao paciente idoso e algumas doenças e complicações mais frequentes nesses pacientes.



1.1 Edentulismo
“O idoso é visto como um indivíduo desdentado, o que infelizmente traduz a realidade atual. 59,3% dos idososinstitucionalizados não possuíam nenhum dente na cavidade bucal. Alguns estudos mostram resultados discrepantes para a prevalência do edentulismo em idosos no Brasil” (CALDAS JÚNIOR, 2005, p.235).

1.2 Xerostomia
“Xerostomia é a sensação de secura bucal. Frequentemente, a xerostomia está associada com o decréscimo da taxa de fluxo salivar, podendo ser causada por uma alteração quantitativa ou qualitativa dasaliva” (LOPES, 2008, p.127).

1.3 Lesões nos tecidos moles
Assim como a pele, a mucosa bucal cumpre importante função como órgão protetor dos tecidos adjacentes e subjacentes, porém a experiência clínica tem mostrado que a mucosa é muito mais susceptível ao trauma e à inflamação do que a pele. E, a frequência de lesões nos tecidos moles aumenta de acordo com o tempo em que o paciente estáexposto aos fatores de risco para causar tais lesões. (MACIEL, 2008, p.94).

1.4 Câncer bucal
“O câncer da boca é uma doença que afeta mais homens na 5ª e 6ª décadas de vida e está associado aos hábitos de fumo e etilismo” (PERUSSE, 2002, p.343).

2. A ODONTOLOGIA E O IDOSO
A odontologia geriátrica é o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente doatendimento preventivo e curativo de pacientes com doenças ou condições de caráter sistêmico e crônico associadas a problemas fisiológicos, físicos ou patológicos. A situação de saúde bucal dos idosos brasileiros é precária e pode ser observada tanto pelo quadro epidemiológico quanto pela ausência de programas voltados para esse grupo populacional. “A baixa autoestima entre os idosos pode levar a umaumento na incidência de doenças bucais devido ao desinteresse na realização de adequadas técnicas de higienização bucal” (RIBEIRO, 2010, p.21). “Porém, o aumento na expectativa de vida na população idosa faz surgir uma busca pela qualidade de vida. Assim, a manutenção de uma cavidade oral (assim como todo sistema estomatognático) saudável se faz necessário para uma alimentação de qualidade”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidado Do Idoso
  • cuidados do idoso
  • Cuidados com o idoso
  • Cuidados com o idoso
  • Cuidado com idosos
  • cuidados ao idoso
  • Cuidados com o idoso
  • cuidados odontologicos com gestangtes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!