Cuidados de enfermagem com pacientes esquizofrênicos

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
ESQUIZOFRENIA


Definição de Esquizofrenia

É um transtorno mental, podendo atingir diversos tipos de pessoas, sem exclusão de grupos ou classes sociais. A origem do termo “esquizofrenia” vem do grego, significando de maneira literal esquizo = cindida, separada e frenia = mente. Não há um exame que diagnostique precisamente a esquizofrenia, isto depende exclusivamente dos conhecimentos e daexperiência do médico, portanto é comum ver conflitos de diagnóstico. O diagnóstico é feito pelo conjunto de sintomas que o paciente apresenta e a história como esses sintomas foram surgindo e se desenvolvendo.

Sintomas Gerais

Sendo a esquizofrenia uma doença normalmente diagnosticada através de seus surtos repentinos, os sintomas iniciais se apresentam normalmente sendo alterações dopensamento, alucinações (visuais, sinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade. Junto da paranoia, da psicose maníaco-depressiva, da melancolia e da mania, hoje fragmentados e confusamente classificados pela CID-10 e pelo DSM-IV de transtorno delirante persistente, transtorno bipolar, episódio depressivo grave e episódio maníaco, as esquizofrenias compõem, emcontraposição às neuroses, o grupo das psicoses.

Sintomas positivos: Os sintomas positivos estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais "muito fora" do normal, como que "acrescentadas" às funções psiquico-orgânicas da pessoa. Entende-se como sintomas positivos os delírios — ideias delirantes, pensamentos irreais, ideias individuais do doente quenão são partilhadas por um grande grupo, por exemplo, um indivíduo que acha que está a ser perseguido pela polícia secreta, e acha que é o responsável pelas guerras do mundo; as alucinações, percepções irreais – ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequente as alucinações auditivo-visuais; pensamento e discurso desorganizado, elaboração de frases sem qualquer sentido ouinvenção de palavras; alterações visíveis do comportamento, ansiedade excessiva, impulsos ou agressividade constantes na fase de crise.

Sintomas negativos: Os sintomas negativos são o resultado da perda ou diminuição das capacidades mentais, acompanham a evolução da doença e refletem um estado baixo ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais comoa falta de vontade ou de iniciativa; isolamento social; apatia; indiferença emocional total e não transitória; pobreza do pensamento" Estes sinais não se manifestam todos na pessoa esquizofrênica. Algumas pessoas vêem-se mais afetadas do que outras, podendo muitas vezes ser incompatível com uma vida normal. No entanto, alguns sintomas podem oscilar, aparecer e desaparecer em ciclos de recidivas eremissões.

Tipos de Esquizofrenia
Para além do diagnóstico, é importante que o profissional identifique qual é o subtipo de esquizofrenia em que o doente se encontra. Atualmente, segundo o DSM IV, existem cinco tipos:
Paranóide é a forma que mais facilmente é identificada com a doença, predominando os sintomas positivos. O quadro clínico é dominado por um delírio paranóide relativamente bemorganizado. Os doentes com esquizofrenia paranóide são desconfiados, reservados, podendo ter comportamentos agressivos.
Desorganizado, em que os sintomas afetivos e as alterações do pensamento são predominantes. As ideias delirantes, embora presentes, não são organizadas. Em alguns doentes pode ocorrer uma irritabilidade marcada associada a comportamentos agressivos. Existe um contacto muitopobre com a realidade.
Catatónico é caracterizada pelo predomínio de sintomas motores e por alterações da atividade, que podem ir desde um estado de cansaço e acinético até à excitação.
Indiferenciado, apresenta habitualmente um desenvolvimento insidioso com um isolamento social marcado e uma diminuição no desempenho laboral e intelectual. Observa-se nestes doentes certa apatia e indiferença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuidados de enfermagem ao paciente cirurgico!
  • Cuidados de enfermagem em pacientes com DVC
  • Cuidados de enfermagem no Cuidado com o Paciente de Alzheimer
  • cuidados de enfermagem em pacientes com ansiedade
  • Cuidados de enfermagem o um paciente diabético
  • Cuidados de enfermagem na nutrição do paciente
  • Cuidados de enfermagem ao paciente com Alzheimer
  • cuidados de enfermagem com paciente transplantado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!