Cuidado e cura: os setores da assistência à saúde

Páginas: 9 (2210 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Cuidado e cura: os setores da assistência à saúde

Na maioria das sociedades, as pessoas que sofrem de algum desconforto físico ou emocional contam com diversas formas de ajuda, por conta própria ou por meio de outras pessoas.
É possível identificar três setores: o setor informal, o setor popular e o setor profissional.

O setor informal: Esse é o domínio leigo, não profissional e nãoespecializado da sociedade, em que primeiramente se reconhece e se define a falta de saúde e onde são iniciadas as atividades de cuidado á saúde. Esse setor inclui todas as opções terapêuticas a que as pessoas recorrem sem pagamento e sem consulta a provedores tradicionais ou praticantes da medicina. Nesse setor a principal arena de assistência a saúde é a família. É onde se dá o cuidado primário ásaúde de fato. As mulheres são as principais provedoras de serviços de saúde. Essa forma de tratamento inclui uma serie de substancias como remédios industrializados, remédios de tradição popular ou crenças e superstições, além de mudanças na dieta e no comportamento. Posteriormente, os papeis podem se inverter com o paciente de hoje tornando-se a pessoa que cura amanhã.
O setor popular (folk):Nesse setor, que é especialmente extenso em sociedades não-industrializadas, certos indivíduos se especializam em formas de cura sagradas ou seculares, ou em mistura de ambas. Algumas das técnicas que utilizam também podem ser perigosas para os pacientes. O uso de agulhas não esterilizadas pelos injecionistas, por exemplo, pode gerar abcessos cutâneos graves, assim como pode propagar a hepatite Bou AIDS. Em países como a Índia e a China, sistemas de cura autóctones fortes possuem quase a mesma legitimidade e popularidade que a medicina ocidental e, atualmente com apoio governamental, oferecem á população sistemas paralelos de cuidado de saúde, como medicina tradicional chinesa, incluindo acupuntura e uso de ervas. A medicina alternativa complementar como acupuntura, homeopatia,quiropráticos, osteopatas, herbalistas, naturopatas, curandeiros espirituais, hipnóticas, massoterapeutas e especialistas em meditação. Curandeiros sagrados, em que seu enfoque é normalmente holístico, envolvendo todos os aspectos da vida do paciente, incluindo relacionamento com outras pessoas, com o ambiente natural e com forças sobrenaturais, assim como quaisquer sintomas físicos e emocionais. Além dacoleta de informações sobre a história recente do paciente e sobre seus antecedentes culturais, o curandeiros pode utilizar um ritual de adivinhação. Em cada caso, a adivinhação tem como objetivo descobrir a causa sobrenatural da enfermidade ( como bruxaria ou retribuição divina ) pelo uso de técnicas sobrenatural. Em alguns casos, o curandeiro somente entra transe com o auxílio de alucinógenospoderosos.

O setor profissional: Esse setor compreende as profissões do tratamento de saúde que são organizadas e sancionadas legalmente, como é o caso da medicina científica ocidental, conhecida como alopatia ou biomedicina. Ele inclui não só médicos de vários tipos de especialidade, mas também as profissões paramédicas reconhecidas, tais como as de enfermeiros, parteiras e fisioterapeutas. Aascensão tecnológica médica aumenta a cada ano que passa. A tecnologia de diagnósticos também tem levado à criação de uma nova categoria de " pacientes". As vezes esses materiais recebem mais atenção medica do que os pacientes propriamente ditos. Os matérias de exames são mais fáceis de interpretar, de controlar, de quantificar e de monitorar no decorrer do tempo. Em muitos casos, no entanto, o usoexcessivo de tecnologia medica foi forçado aos médicos, especialmente pelo medo de serem acusados de erro medico ou negligência.
Interações medico-paciente

Os médicos e os pacientes , mesmo quando tem a mesma origem social e cultural, vêem os problemas de saúde de maneiras muito diferentes. Durante o processo de formação medica , os alunos passam por uma espécie de enculturação, na qual,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Integralidade na assistência à saúde: a organização das linhas do cuidado
  • cuidado e cura
  • cuidado e cura
  • Assistência de enfermagem na saúde do idoso: Cuidados e a falta de humanização ao idoso em ambiente hospitalar.
  • Resumo do texto: “INTEGRALIDADE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE: A ORGANIZAÇÃO DAS LINHAS DO CUIDADO”
  • Saude Da Crian A Cuidados De Enfermagem E Assistencia Crian A Com Problemas Hematologicos E Oftalmicos
  • A SAÚDE E A ASSISTÊNCIA NO CUIDADO DO IDOSO SOBRE A ÓTICA DO SERVIÇO SOCIAL
  • Assistencia de enfermagem/assistencia a saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!