cubismo

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
História movimento cubista
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela LeDemoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grandeartista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras dePicasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência das esculturas africanas e tambémpelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas. Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somenteapreciar a obra, mas também de decifrá-la, ou melhor, analisá-la para entender seu significado. Já no segundo período, a partir de 1912, surge a reação a este primeiro momento, o Cubismo Sintético, ondeas cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal. Na Europa está o maiornúmero de artistas que se destacaram nesta manifestação artística, entre eles os mais conhecidos além dos precursores Pablo Picasso e Braque são: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, MarcelDuchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.
Fases do Cubismo:
- Cubismo cézanniano (entre os anos de 1907 e 1909) - é a fase que dá início ao Cubismo. Período marcado pela fortepresença das obras de Paul Cézanne.
- Cubismo Analítico (entre os anos de 1910 e 1912) - fase marcada pela união dos trabalhos criados separadamente por Picasso e Braque.
- Cubismo Sintético (entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cubismo
  • Cubismo
  • Cubismo
  • CUBISMO
  • Cubismo
  • Cubismo
  • Cubismo
  • CUBISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!