Cuba

Páginas: 3 (542 palavras) Publicado: 6 de julho de 2015
 No início do século XX, Cuba era uma neo-colônia norte americana. O povo começou a ficar revoltado com a administração corrupta e claramente favorável ao capital estrangeiro.Duas grandes grevesfizeram com que o movimento operário e fosse notado, foram elas: greve dos Aprendizes (1902) e greve da Moeda(1907).
Cuba estava sofrendo muito com os altos níveis de inflação que foram gerados pelaPrimeira Guerra Mundial, já como 70% da sua economia era controlada pelo capital americano.
Até então Cuba esteve nas mãos de diversos dirigentes. Sempre sob o olhar e a mão firme da metrópole quedefendia seus lucros e favorecia apenas a minoria burguesa. Até que Fulgêncio Batista em 10 de março de 1952 tomou o poder através de um golpe assistido e apoiado pelos norte-americanos.
Paralelamente aisso, ocorreram diversas greves e revoltas. Sempre partindo do proletariado que se unia e do movimento estudantil que ganhava força. As primeiras ações sentidas foram os ataques e tentativas de tomadados quartéis de Moncada e de Carlos Manuel de Céspedes, em 26 de Julho de 1953. A ação conjunta fracassou, resultando na morte de vários combatentes, em sua maioria jovens estudantes e a prisão deoutros tantos. Entre os presos estava Fidel Alejandro Castro Ruz.
Outros movimentos de revolta também tentaram ataques isolados, porém todos fracassaram. Enquanto isso Fidel Castro foi liberto e exiladono México. Fidel tinha em torno de si uma grande rede de contatos que o apoiariam; foi com esse objetivo então, que em 1954, funda o Movimento Revolucionário 26 de Julho (M-26-7). Baseado no México,articula ações e conta com casas de apoio e representantes, principalmente em Cuba, Guatemala e Estados Unidos.



Cuba hoje:
A ilha de Cuba sofreu diversas dificuldades após sua revolução,especialmente depois da dissolução da União Soviética, sua principal parceira econômica. Além disso, o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos não facilita as coisas, pois é o principal fator que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cuba
  • Cuba
  • CUBA
  • Cuba
  • Cuba
  • Cuba
  • Cuba
  • Cuba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!