Cuarativo limpo

336 palavras 2 páginas
Curativo Limpo

Definição de curativo: O curativo é a proteção da lesão ou ferida, contra ação de agentes externos, físicos, mecânicos ou biológicos.
Definição de curativo limpo: Curativo realizado em feridas limpas e fechadas, usual em processos pós-operatórios.
Técnica: Se houver secreção (sangue ou seroma) manter curativo semi-oclusivo utilizando a seguinte técnica:
Materiais: bandeja contendo 01 pacote de curativo estéril (com 1 pinça anatômica; 1 pinça dente de rato; 1 pinça Kocher, 1 pinça Kelly e gases); gases estéreis, esparadrapo (micropore) soro fisiológico 0,9% e luva de procedimento.
Procedimento:
1. Lavar as mãos com água e sabão; 2. Reunir o material e leva-lo próximo ao paciente; 3. Explicar ao paciente o que será feito; 4. Fechar a porta para privacidade do paciente; 5. Colocar o paciente em posição adequada, expondo apenas a área a ser tratada; 6. Abrir o pacote de curativo com técnica asséptica; 7. Colocar gaze em quantidade suficiente sobre campo estéril; 8. Calçar as luvas; 9. Remover o curativo anterior com a pinça Kocher usando soro fisiológico 0,9 % (pode-se auxiliar com pinça dente de rato); 10. Desprezar esta(s) pinça(s); 11. Com a pinça Kelly auxiliada pela pinça anatômica, pegar uma gaze e umedecê-la com soro fisiológico; 12. Limpar a incisão principal, utilizando as duas faces da gaze, sem voltar ao inicio da incisão (sentido único); 13. Limpar as regiões laterais da incisão cirúrgica após ter feito a limpeza da incisão principal; 14. Ainda com a mesma pinça, secar a incisão cirúrgica após ter feito a limpeza da incisão principal; 15. Ocluir a incisão com gaze e fixar com esparadrapo ou ataduras se necessário; 16. Manter o curativo ocluído enquanto houver exsudação; 17. Colocar o setor em ordem; 18. Lavar as mãos; 19. Fazer a evolução da ferida e anotações de materiais na papeleta do paciente.
Observação: em feridas cirúrgicas após 24 horas

Relacionados