CTV - IFRJ uMar

559 palavras 3 páginas
Discussão
Os meios de cultura utilizados para esse protocolo experimental foram: MS0, MS1N, MS1B e MS1N1B cujas composições se encontram no quadro abaixo.
Meio de Cultura
Composição
MS0
MS sem hormônios
MS1N
MS + 1mg/L de NAA
MS1B
MS + 1mg/L de BAP
MS1N1B
MS + 1mg/L de NAA + 1mg/L de BAP
Quadro 1: Composição dos meios de cultura usados na prática. As siglas NAA e BAP se referem aos hormônios, ácido naftalenoacético e 6-benzilaminopurina respectivamente.
O meio MS é o meio mais utilizado em rotinas de micropropagação de plantas in vitro, e o meio base para diversos outros meios, como os demais utilizados. O meio MS0 tem essa nomenclatura por não apresentar nenhum hormônio, somente as substâncias e nutrientes do meio MS.
O hormônio ácido naftalenoacético (NAA) é uma auxina. As auxinas são produzidas pelas plantas principalmente nas regiões onde ocorre grande taxa de crescimento, como os meristemas e gemas, e podem conferir diversos resultados à planta, como crescimento do caule e raiz, abscisão foliar, partenocarpia e uma série de outros eventos.
Já o 6-benzilaminopurina (BAP) é uma citocinina, logo responsável principalmente pela diferenciação e divisão das células da planta. É produzido principalmente nos ápices das raízes.
Pela observação dos resultados obtidos pode-se verificar que o meio MS0 se tornou o mais eficaz no crescimento dos explantes.
O meio MS1N, de acordo com artigos já publicados é capaz de induzir o enraizamento (artigo 1). Isso foi observado nas leituras dos resultados, onde já nas primeiras semanas houve tanto formação de raízes quanto brotos.
O meio MS1N1B se tornou mais eficaz para a produção de calos, porém artigos sugerem que a mesma combinação de hormônios que a utilizada pode induzir também a formação de brotos (artigo 2). Um dos fatores que pode estar ligado a essa diferença é a espécie cultivada (pois cada planta responde de maneira diferente ao meio em que se encontra) e/ou a concentração dos hormônios presentes no

Relacionados