CTrabalho de Cimento e Cal

1849 palavras 8 páginas
FACULDADE SANTA RITA – FASAR

CAL

Alexandre Isaac
Bruna Xavier
Johnatas Rocha
Joseane de Sousa
Leonardo Drumond
Paula Soares
Sâmara Fideles

Conselheiro Lafaiete, Abril de 2013
SUMÁRIO

RESUMO
A cal é um material obtido do calcário. Ela é dividida em cal virgem, conhecida também como cal viva, e cal hidratada. À adição de água na cal virgem origina a cal hidratada. A partir da cal hidratada é possível a elaboração da argamassa utilizada na construção civil. Tal material é um componente essencial na indústria, contendo importantes características que proporcionam incontáveis benefícios a humanidade.
Na figura abaixo mostramos o ciclo da cal.

INTRODUÇÃO
Por meio da aula ministrada pelo professor Afonso, adquirimos conhecimento sobre o material cal utilizado em vários setores como construção civil, agricultura, industria, na saúde e na preservação ambiental. Tais utilizações foram descritas ao decorrer da elaboração deste trabalho.

HISTÓRIA DA CAL
A história da civilização mostra que há vários anos a cal vem sendo utilizada pelo homem na indústria. Provavelmente o homem conheceu a cal nos início da Idade da Pedra. Seguir a história deixada ao longo evolução da civilização sobre a cal é difícil, por se tratar de uma história complexa. Tendo um papel de coadjuvante em suas atuações a cal marcou a história do homem, seu valor foi reconhecido por Michelangelo, através de um verso:
“Queima o calcário e da cinza nasce aquilo
Que para sempre liga pedras numa só
Enrijecida pelo tempo, resiste à neve e ao sol.
Tornando-se de mais valia para dias sem conta”

Apesar de haver evidências da presença da cal ao longo da maior parte da existência humana, foi somente a partir da civilização egípcia que o produto começou a aparecer com frequência nas construções.

CAL HIDRATA
A cal hidratada é um aglomerante obtido através da cal

Relacionados