CTII 148 Patricia

889 palavras 4 páginas
Trabalho de: Patrícia Ap Russo da Silva, Turma 148

Vantagens e desvantagens: Solar
Vantagens

Desvantagens

- Ela é renovável, ou seja, nunca acaba. - Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia. No período da noite não ocorre à produção de energia.

- É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio
AM biente.

- Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.
- É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. A energia hidrelétrica, mais consumida no Brasil, não chega em locais de difícil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica.

- O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no
Brasil.

Vantagens e Desvantagens: Hidráulica
Vantagens

Desvantagens

- Não ocorre emissão de gases poluentes - Em época de pouca chuva nas cabeceiras significativos no processo de geração de dos rios, pode ocorrer a diminuição da energia. geração de energia elétrica.

- É uma fonte de energia renovável.

- Se a represa é construída em local onde há cidade ou aldeia indígena, há grande transtorno para estas populações, pois estas devem ser deslocadas para outras áreas.

- Quando há construção de represa em
- A água represada pode, dependendo do região de mata ou floresta, ocorre impacto projeto, ser usada para irrigação de ambiental, pois muitas espécies animais e vegetais podem ser prejudicadas. plantações nas proximidades da usina.

- Custo operacional baixo, pois as usinas atuais são automatizadas.
- Como não há uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) ou gás, os preços da energia elétrica gerada para o consumidor final não sofrem grandes alterações, pois não há influência de aumentos de preços destes combustíveis fósseis. - O aumento ou diminuição do fluxo de água que sai das barragens pode afetar a vida nos ecossistemas dos rios.

Vantagens e desvantagens: Eólica
Vantagens
É uma tecnologia inesgotável;
Não

Relacionados