cththtrhrthtrhtrhhewr

1194 palavras 5 páginas
A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A psicologia é uma ciência e uma profissão, está regulamentada no Brasil desde 1962 e atualmente (2008) existem cerca de 200 mil profissionais atuando no mercado de trabalho.
Que profissão é essa? A psicologia no Brasil é uma profissão reconhecida por lei – Lei 4.119, de 1962. Segundo a Lei 4.119 , é privativo do psicólogo o uso de métodos e técnicas da psicologia para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.
O psicólogo não adivinha nada O psicólogo não tem bola de cristal nem é bruxo da sociedade contemporânea. Ele possui um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o que o outro diz, as expressões e gestos que faz, integrando tudo em um quadro de análise que busca descobrir as razões dos atos, dos pensamentos, dos desejos, das emoções. O psicólogo possui instrumentos teóricos para desvendar o que está implícito, encoberto, não aparente.
O trabalho do psicólogo Uma das concepções que vêm ganhando espaço é a do psicólogo como profissional de saúde. Um profissional que, ao lado de muitos outros, aplica conhecimentos e técnicas da Psicologia para promover a saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é o "estado de bem-estar físico, mental e social". Ampliando um pouco essa concepção, ao falarmos de saúde, estamos fazendo referência a um conjunto de condições, criadas coletivamente, que permitem a continuidade da própria sociedade. Estamos falando, portanto, das condições (de alimentação, de educação, de lazer, de participação na vida social etc.) que permitem a um conjunto social produzir e reproduzir-se de modo saudável. Nessa perspectiva, o psicólogo, como profissional de saúde, deve empregar seus conhecimentos de Psicologia na promoção de condições satisfatórias de vida, na sociedade em que vive e trabalha, isto é, em que está comprometido como cidadão e como

Relacionados