CThelicoptero

697 palavras 3 páginas
Na analise da estabilidade, estamos interessados no comportamento do helicóptero tanto em voo pairado como em deslocamento. Com foco em expor os pequenos distúrbios que tendem a modificar a estabilidade estática e dinâmica.
>Inicialmente é importante definir a tendência inicial que um corpo mostra quando é afastado do seu equilíbrio estático. Podem ocorrer três reações distintas. São elas:
-equilíbrio estável: sendo a mais desejado é quando o objeto, apoiado bem próximo ao seu centro de gravidade, sempre retorna à sua posição inicial, constatada após o término do movimento.
-equilíbrio instável: quando o objeto, apoiado numa posição bem afastada do seu centro de gravidade, não retorna à sua posição inicial, após iniciado o movimento, caracterizando uma instabilidade naquela posição.
-equilíbrio indiferente: quando o objeto, apoiado sobre o seu centro de gravidade, fica perfeitamente equilibrado para qualquer movimento daquele corpo.

>Dinamicamente quando o helicóptero ganha velocidade com a inclinação do rotor para frente, adquiri comportamento semelhante a uma aeronave de asa fixa. A estabilidade dinâmica considera o tempo requerido para um helicóptero responder à sua estabilidade estática após ser afastado da sua posição de equilíbrio. Pode ser positiva (equilíbrio), negativa (ampliação do erro) e neutra (não possui tendência em voltar a se equilibrar).
O helicóptero, por estar pendurado em seu rotor, é altamente instável e viraria se o piloto não agir rapidamente, por isso a técnica de controle da sua inclinação é uma das particularidades da pilotagem do helicóptero.
Compreendido os conceitos de estabilidade e sabendo que a estabilidade pode se dar nos três eixos de um corpo, partimos ao entendimento que o helicóptero possui o eixo das pás o eixo dos discos de rotação e o eixo do helicóptero em si.

A seguir o foco será dado na estabilidade dos eixos de movimentação do helicóptero como um todo. Estabilidade longitudinal
Envolve o

Relacionados