CTENOPHORA

346 palavras 2 páginas
Disciplina: Invertebrados I Professor: Gelson Fiorentin Sala: E 02 200 Turno: 23 Data: 16/03/2015 Aluno: Leslie Flores Moog

CTENOPHORA

É um pequeno filo cujos indivíduos são conhecidos como águas-vivas de pente ou carambolas-do-mar. Os animais que pertencem a esse filo são todos marinhos planctônicos, bioluminescentes e abundantes em águas costeiras, mas são encontrados na maioria dos ambientes marinhos, das águas polares aos trópicos, perto das costas e no meio do oceano, das águas de superfície as profundezas.
Seu corpo é gelatinoso, frágil e translúcido, com tamanhos variando entre milímetros até 1,5 metros.
Os Ctenóforos são animais carnívoros e alimentam de outros animais planctônicos, como Copépodos (crustáceos), Cnidários e outros Ctenóforos, além de larvas de peixes de grande importância econômica.
A maioria dos membros do filo é hermafrodita e de fecundação externa, exceto às espécies que incubam seus ovos. A fecundação ocorre na água e o desenvolvimento é indireto, pois tem a presença de uma larva denominada "Cidipídio", a qual já é semelhante ao organismo adulto.
Possuem boca e órgão aboral, oito fileiras de cílios (placas ciliadas). Apresentam, em pelo menos alguma fase do seu ciclo de vida, oito fileiras longitudinais de ctenos (pentes formados por cílios justapostos) que, em geral, auxiliam na sua locomoção.
A locomoção suave despista os predadores e a transparência e pigmentação os auxiliam na camuflagem. A presença da bioluminescência atrai presas e companheiros sexuais, além de ser uma defesa contra os predadores.
Compartilham com os Cnidaria características como a constituição gelatinosa do corpo e a ausência de um sistema digestivo completo.
O que os diferem dos Cnidários é que possuem ciclo de vida monomórfico, sem alternância de gerações e sem qualquer tipo de fase de vida fixa ou séssil.

São divididos em duas Classes:
Tentaculata: Com presença de tentáculos (pentes)
Nuda: Tentáculos (pentes)

Relacionados