CSI H&S_update_oct 2008 -Portuguese

7275 palavras 30 páginas
Iniciativa para a Sustentabilidade do Cimento (CSI)

Segurança na indústria cimenteira:
Linhas de Orientação para o registo e comunicação de informação

Saúde e Segurança

Actualizado em Outubro de 2008

Versão 3.0

Prefácio à versão actualizada de
Outubro de 2008
Todos os membros da CSI já adquiriram, até ao momento, uma experiência considerável na comunicação dos seus dados de segurança.
Contudo, neste processo, verificou-se que algumas das definições inicialmente estabelecidas necessitavam de ser clarificadas para garantir uma comunicação uniforme e consistente em todo o sector cimenteiro.
Estas clarificações foram discutidas em várias reuniões da Task Force 3 (Grupo de Trabalho 3) e, em Maio de 2008, foi delegado a um subgrupo a sua finalização. O processo foi concluído, satisfatoriamente, em Setembro de 2008, e as clarificações acordadas encontram-se listadas no
Anexo 1 deste documento, por ordem de número de referência, indicado entre parêntesis rectos ao longo do texto. Salientamos que nenhuma das definições originais foi alterada, tendo apenas sido objecto de uma melhor clarificação.
No Anexo 2, apresentam-se os dados globais de segurança da CSI, para os anos de 2003 a 2007, que podem ser utilizados como referência. Como pode ser observado, o sector cimenteiro tem feito progressos significativos na redução de acidentes com perda de dias; no entanto, é ainda necessário atingir uma evolução semelhante na redução dos acidentes de trabalho mortais. Todos os membros da CSI estão fortemente empenhados na melhoria da segurança e determinados em alcançar progressos nos anos vindouros.
Os membros da CSI também se comprometeram a submeter os seus dados de segurança a auditorias por entidades independentes, encontrando-se no
Anexo 3 as orientações acordadas. Alguns membros da CSI já submetem os seus dados a uma extensa verificação, estando outros ainda a iniciar este processo.
Os membros estão também a alargar, de

Relacionados