Cs.Bom Jesus

445 palavras 2 páginas
Reflexão sobre a visita de estudo à casa de saúde do
Bom Jesus

A Casa de Saúde Bom Jesus é um dos doze estabelecimentos de saúde geridos pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem vindo a desenvolver a sua missão em favor da pessoa com doença mental.
Desde a sua fundação em 1932, o modelo assistencial orienta-se por uma visão integral da pessoa nas suas várias dimensões - social, psicológica, espiritual, cultural, ética e relacional. Respeita e promove os seus direitos e deveres, articulando as várias fases do processo terapêutico: prevenção primária, secundária e terciária.
Assim que o grupo chegou às instalações da casa de saúde, foi recebido pela Enfº. Margarida, que depois de dadas as boas vindas, começou a explicar aquilo que referi acima, e que nos fez companhia até à chegada do responsável pela Unidade de Desabituação drogas e álcool, que foi o objetivo da nossa visita.
O Enfº Diamantino, revelou-se um profissional muito atencioso e divertido, e com uma paciência que, pelo menos no que toca à minha maneira de ver, não costuma ser muito habitual nestas situações. As informações que ele nos passou foram muito úteis e concisas, e aquilo que eu “registei” foi o seguinte:
A Casa de Saúde do Bom Jesus procura concretizar a sua missão no âmbito da Psiquiatria e Saúde Mental, disponibilizando serviços que satisfaçam as necessidades e expectativas da sociedade, em seis principais áreas de intervenção, nomeadamente:

1. Psiquiatria:
Unidades de internamento de curta duração;
Unidades de internamento de média e longa duração;
2. Psicogeriatria:
Unidades de internamento de curta duração;
Unidades de internamento de longa duração;
3. Deficiência Mental:
Unidades de internamento de curta duração;
Unidades de internamento de longa duração;
4. Toxicodependência e Alcoolismo:
Unidades de internamento de curta duração;
A casa de saúde

Relacionados