CRÔNICAS JORNALÍSTICAS EM RÁDIO

446 palavras 2 páginas
CRÔNICAS JORNALÍSTICAS EM RÁDIO

A crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". A crônica surgiu no rádio com as características conhecidas no jornalismo impresso.
Ela pode abordar vários temas como esporte, política, comportamento entre outros. O que caracteriza a liberdade do autor em escolher o tema. As palavras têm que ser as mais simples, de domínio público. Elas podem e devem ser repetidas, sempre que o sentido de ritmo e de compreensão exigir, sempre que forem insubstituíveis no seu significado.
A crônica no rádio é conduzida de forma literária pelo autor. Os cronistas podem fantasiar os fatos, transformando os personagens em vilões ou heróis, e as notícias em histórias figurativas. Ao mostrar seu estilo e utilizar as palavras em seu texto, o cronista transmite ao ouvinte/leitor sua visão do mundo. Expondo assim, sua forma de compreender os acontecimentos que são fatos em sua volta.
A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio cronista está "dialogando" com o ouvinte. Com uma linguagem simples e espontânea. Isso faz com que a crônica apresente uma visão pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista. Isso contribui com que o leitor se identifique, e acabe se tornando porta-voz daquele que ouve.
O primeiro grande mandamento de uma crônica no rádio é tratar o ouvinte com respeito. Ter consciência que além do microfone existem pessoas dividindo aquele momento conosco.
O segundo mandamento é a “humildade”, pois não somos os donos da razão, aquele momento é circunstancial. Ainda que fale para milhões de pessoas.
O terceiro é saber ler. Ler com emoção, ter cuidado na ênfase, ler como se fosse a última vez. Ter uma interpretação natural.
Segundo a escritora Eni Puccinelli Orlandi, podemos distinguir três modos de discursos;
1º Discurso Autoritário: aquele que polissemia ( uma mesma

Relacionados

  • Linguagem das Emocoes
    136260 palavras | 546 páginas