Crítica à Grade Curricular do CETEP_BP

1550 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I (DEDC I)
Programa de Apoio ao Desenvolvimento Político Pedagógico da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

MARIA APARECIDA MENEZES DO RÊGO

CRÍTICA AVALIATIVA DA GRADE CURRICULAR DO CETEP-BP

Atividade avaliativa requisito do Módulo 3 - Unidade Formativa 5: Fundamentos e Construção do Currículo na Educação Profissional.
Professor: Cléber Silva Reis

BARREIRAS

2014

O teor desta produção textual tem como pressupostos básicos e fundamentação teórica os textos dos autores: Marise Nogueira Ramos, Dante Moura, Maria Aparecida da Silva, Domingos, Toschi e Oliveira, além do documento base elaborado pela SETEC/MEC e parecer do CNE/CEB nº 11/2012.
Em seu teor geral, trata de analisar a organização curricular do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim à luz dos pensamentos dos autores acima mencionados.
A construção do currículo escolar sofre influências da ideologia política dominante em determinado período histórico, daí ser costumeiro, na educação brasileira, reformas e mais reformas curriculares, mantendo-se contudo, traços conservadores demonstrando a predominância do pensamento capitalista. A atual estrutura curricular utilizada no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim – Cetep – BP está fundamentada em pressupostos que enfatizam a educação humanística e científica, visando articular a Educação Profissional à Formação Geral e prover aos estudantes uma educação centrada nos princípios do trabalho, ciência, cultura e tecnologia.
Nos diversos cursos técnicos, oferecidos pelo Cetep-BP à população, seja na modalidade EPI, Prosub e Proeja, estão presentes as disciplinas do núcleo comum, da formação diversificada e formação técnica específica. As atuais matrizes dos

Relacionados