Crítica- Re-Architecture: Lifespan rehabilitation of built heritage

524 palavras 3 páginas
Crítica- RODERS, Ana Pereira. Re-Architecture: Lifespan rehabilitation of built heritage

Desde a primeira referência ao termo “património urbano” feita por Gustavo
Giovannoni (Giovannoni, 1931) e o reconhecimento pela comunidade científica e técnica da necessidade de salvaguardar os edifícios correntes, diversas diretrizes formaram-se com o intuito de conduzir a uma correta reabilitação da construção.
Entretanto, muitos são os problemas relacionados à falta de prática e técnica para a adequada conservação do património construído.
Levando em consideração uma reabilitação consciente em termos de tempo, uso e espaço, Ana Rita Pereira Roders procura desenvolver uma pesquisa a qual alie a ideia da reabilitação consciente com a instalação de estruturas temporárias e os componentes do património originalmente construídos sem um limite de vida útil, desmistificando a ideia de uma demolição necessária.
Em seu artigo Re-Architecture: Lifespan rehabilitation of built heritage (2004), a pesquisadora descreve os passos de sua pesquisa, a qual interliga o planeamento de um sistema que considera a vida útil da construção com as prioridades e necessidades do consumidor, aliados com a ideia de um baixo custo e da reutilização.
Ainda como suporte, Ana Roders desenvolve uma barra de ferramentas que serve de auxílio para o projetista, bem como para o futuro utilizador do património.
Na teoria, o resultado da pesquisa transformar-se-ia em um grande avanço para a arquitetura e a reabilitação, ao relacionar a sustentabilidade com a flexibilidade da construção e ainda com o devido tempo de sua utilização, evitando a degradação antecipada dos materiais, como também da edificação, gerada por um mau uso e pela falta de informação e relevância no processo.
Porém, na sua aplicação, muitas foram as dificuldades encontradas, desde a falta de dados dos arquitetos para validação da teoria como a complexidade da barra de ferramentas online, que se tornava um instrumento

Relacionados