Crítcia bibliográfica Eduardo Galeano

757 palavras 4 páginas
Galeano e sua obra de maior destaque
Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio que faleceu em abril de 2015, é o autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversas línguas. e em 1970, sob o terror das ditaduras que assolavam o continente, o romance é um tratado sobre aeterna submissão latino-americana aos interesses externos – desde os primórdios da colonização empreendida pelos europeus até o imperialismo norte-americano.
Trata-se de uma denúncia em linguagemaberta, onde os dogmatismos e as regras acadêmicas são secundárias diante da beleza e singeleza da escrita, o que torna o texto atraente e apaixonante. Como literato o autor seleciona as palavras, asmetáforas e as comparações, penetrando às raízes da colonização da América Latina, buscando a origem das mazelas e do subdesenvolvimento que “devoraram” (e devoram) homens e mulheres nos campos esubúrbios das cidades deste continente.
Publicado inicialmente em 1971, em espanhol, e tendo obtido um sucesso imediato (e tradução para inúmeros idiomas, inclusive o português), este livro do escritor uruguaio Galeano pretende, ao menos na aparência, fazer uma história da América Latina com ênfase na sua constante “exploração” pelas potências imperialistas. Digo na aparência porque de fato não se trata de uma história: não existe qualquer seriedade acadêmica ou científica, qualquer preocupação com as fontes, sua checagem e o confronto com outras sobre o mesmo tópico, nem mesmo qualquer preocupação em dialogar (seja reproduzindo, adaptando, criticando ou modificando) com as idéias dos clássicos que teorizaram a respeito da exploração dos trabalhadores (Marx) ou das “nações oprimidas” (Lênin), e sequer a de ter uma interlocução a sério (sem meramente citar uma ou outra frase descontextualizada) com a ampla e boa bibliografia sobre a história da América Latina que já existia antes da redação desta obra
Por mais de 40 anos, "As Veias Abertas da América Latina", de Eduardo Galeano, vem sendo o texto

Relacionados