Cruzadas

Páginas: 4 (800 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A Primeira Cruzada teve início em 1095 após declaração do papa Urbano II durante o Concílio de Clermont, na França. No dia, ele encontrou a necessidade dos cristãos reconquistarem Jerusalém elibertarem o Santo Sepulcro(A Basílica do Santo Sepulcro é um local em Jerusalém onde a tradição cristã afirma que Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e ressuscitado).
Sob domínio muçulmano desde1076. O movimento militar de caráter religioso não foi um episódio isolado, mas um conjunto de campanhas que incluiu a Cruzada Popular, a Cruzada dos Nobres e a Cruzada de 1101.

O imperador Alexus I,de Constantinopla (1081-1118), temia uma investida muçulmana contra seus territórios, dado a proximidade de seus domínios com a cidade de Jerusalém. Dessa forma, Alexus buscou o apoio do Papa Urbano II(1088 – 1099) para realizar um movimento militar(A cruzada) que expulsasse os muçulmanos daquela região.

Durante um concílio(reunião entre representantes do clero)
Na cidade de Clermont, em1095, Urbano II fez um discurso conclamando os reis e príncipes católicos para que juntassem suas forças contra a presença dos infiéis (muçulmanos) na cidade de Jerusalém:

Em 1095, Urbano falou parauma grande multidão em Clermont, na França seu objetivo era chamar todos para uma guerra contra os muçulmanos para que Jerusalém fosse adquirida para a fé cristã. Em seu discurso, ele disse:
"Oscristãos, apresso-me a ajudar os seus irmãos no Oriente, pois eles estão sendo atacados. Arme para o resgate de Jerusalém sob seu capitão Cristo. Use sua cruz como seu emblema. Se você está morto os seuspecados serão perdoados."


Conseguindo o apoio dos nobres europeus, iniciando a Primeira Cruzada em 1096.

Havia muitos cristãos que queriam recuperar Jerusalém por sua crença e tirar osmuçulmanos para fora da cidade. Havia aqueles que sabiam que tinham cometido pecado e que, indo na Cruzada eles poderiam ser perdoados por Deus. Eles também tinham sido informados pelo papa que, se eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as cruzadas
  • cruzadas
  • As Cruzadas
  • Cruzada
  • As cruzadas
  • Cruzadas
  • Cruzadas
  • As Cruzadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!