Cruzadas

Páginas: 8 (1876 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
APRESENTAÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar a análise literária do livro do autor Machado De Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas.

O livro foi desenvolvido em princípio como folhetim de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro.

Marca um novo estilo de Machado de Assis, marcado pela audácia e inovação temática no cenárioliterário.

Confessando adotar a “forma livre” com este livro, rompeu a narração linear objetivista de autores da época com pessimismo, ironia e indiferença.

BIBLIOGRAFIA

1 – Biografia do autor....................................4
2 – Resumo do enredo..................................5
3 – Personagens............................................6
4 –Espaço.....................................................7
5 – Tempo.....................................................8
6 – Foco narrativo.........................................9
7 – Verossimilhança.....................................10
8 – Escola literária........................................11
9 – Conclusão...............................................12
10 – Bibliografia............................................13Biografia do Autor
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua,perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentará o autodidata Machado de Assis.
  
De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, àépoca morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.
  
Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender.  Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhorafrancesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de Francês. Contava, também, com a proteção da madrinha D. Maria José de Mendonça Barroso, viúva do Brigadeiro e Senador do Império Bento Barroso Pereira, proprietária da Quinta do Livramento, onde foram agregados seus pais.
 
Aos 16 anos, publica em 12-01-1855 seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", narevista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito. A Livraria Paula Brito acolhia novos talentos da época, tendo publicado o citado poema e feito de Machado de Assis seu colaborador efetivo.
 
Com 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começa a escrever durante o tempo livre.  Conhece o então diretor do órgão, Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias deum sargento de milícias, que se torna seu protetor.

Em 1858 volta à Livraria Paula Brito, como revisor e colaborador da Marmota, e ali integra-se à sociedade lítero-humorística Petalógica, fundada por Paula Brito. Lá constrói o seu círculo de amigos, do qual faziam parte Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, José de Alencar e Gonçalves Dias.

Começa a publicar obras românticase, em 1859, era revisor e colaborava com o jornal Correio Mercantil. Em 1860, a convite de Quintino Bocaiúva, passa a fazer parte da redação do jornal Diário do Rio de Janeiro. Além desse, escrevia também para a revista O Espelho (como crítico teatral, inicialmente), A Semana Ilustrada (onde, além do nome, usava o pseudônimo de Dr. Semana) e Jornal das Famílias.
 
Seu primeiro livro foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as cruzadas
  • cruzadas
  • As Cruzadas
  • Cruzada
  • As cruzadas
  • Cruzadas
  • As Cruzadas
  • As cruzadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!