Cruzadas

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2014
Escola Secundária Damião de Goes
2013/2014
História A

Horas Canónicas
As Horas Canónicas são antigas divisões do tempo, desenvolvidas pelo Cristianismo, que serviam como directrizes paraas orações a serem feitas durante o dia. Um Livro das horas continha as horas canónicas. A versão actual das horas na Igreja Católica de Rito Latino é chamada Liturgia das Horas. Na Igreja Cristã Ortodoxae entre os Católicos Orientais, as horas canónicas podem ser chamadas de Serviço Divino (ou ainda, Ofício Divino) e o Livro das horas é chamado de Horologion.

Matinas: ofício da leitura.
Laudes:"Segundo uma venerável tradição de toda a Igreja, as Laudes, como oração da manhã, e as Vésperas, como oração da tarde, constituem como que os dois pólos do Ofício cotidiano. Sejam consideradas como ashoras principais e como tais sejam celebradas" (SC n. 89a.). Esse louvor da manhã consagra os primeiros momentos do dia a Deus. Após as trevas da noite, renasce um novo dia, lembrando a ressurreiçãode Nosso Senhor Jesus Cristo, "luz verdadeira que ilumina todo homem" (João 1:9) e "Sol de justiça que nasce do Alto" (Lucas 1:78). Por isso se inseriu o Cântico de Zacarias (Benedictus) nesta horacanónica, pois uma de suas tónicas é a glorificação do Senhor que obteve a vitória sobre a morte.
Terça (Hora intermédia): recorda a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos reunidoscom Maria no cenáculo (Atos 2:15). Conforme Marcos 15:25, é a hora da crucificação de Jesus.
Sexta (Hora intermédia): lembra a hora em que Pedro saiu no terraço para rezar e teve uma visão. Conforme Mateus 27:45, é ahora da agonia de Cristo na Cruz.
Noa (Hora intermédia): lembra a oração de Pedro e João no Templo, onde Pedro curou o paralítico,conforme Atos 3:1. Lembra também a morte de Jesus na Cruz,segundo Mateus 27:46
Vésperas: As Vésperas recebem seu nome do astro luminoso Vésper (Vênus), que começa a brilhar logo que caem as trevas da noite. Celebradas à tarde, ao declinar do dia, conclui o dia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as cruzadas
  • cruzadas
  • As Cruzadas
  • Cruzada
  • As cruzadas
  • Cruzadas
  • As Cruzadas
  • As cruzadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!