Cruz vermelha

Páginas: 2 (474 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
Estácio/FAL: Direito Internacional - Professor: Otomar
Alunos: Igor Wagner; Flávio Soares; Jonatan Gomes; Acy Cachina; Élcio Dias.
RESUMO: Cruz Vermelha (CICV)
A Cruz Vermelha é uma organizaçãointernacional, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é prestar socorro e assistência às pessoas vítimas de guerras e catástrofes naturais (terremotos, tornados, enchentes, etc). Priorizapromover o bem estar, estendendo suas atividades ao campo de educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e etc. Com sua ação direta no mundo todo, assim comoincentivos à aplicação do Direito Internacional Humanitário e à promoção do respeito ao mesmo por parte dos governos e de todos os portadores de armas, a organização alcança seu objetivo.
Foi fundada,em 1863, pelo suíço Jean Henri Dunant, que se comoveu com o sofrimento no campo de batalha de Solferino, norte da Itália, em que os socorros não eram suficientes, vivenciou cenas terríveis, atravésdisto o inspirou em escrever o livro: “Recordações de Solferino”, no qual, descreveu as cenas dramáticas da guerra. Dunant percebeu a necessidade de uma entidade que pudesse ajudar pessoas em situaçõesdeste tipo. No dia 08 de maio, considera-se o dia mundial da Cruz Vermelha, é recorrente ao nascimento de Henri Dunant. Dunant ganhou o primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, e faleceu em 1910. OComitê Internacional também recebeu Prêmio Nobel nos anos de 1917 durante a primeira a guerra mundial, em 1944 pelo desempenho na segunda guerra e em 1963.
Aqui no Brasil a Cruz Vermelha foi fundada em1908, com sede no Rio de Janeiro, e tornou-se reconhecida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha em 1912.
É importante frisar que a Cruz Vermelha não age sob interesse de nenhum país, empresa ouorganização, tem como interesse maior a vida, sem discriminar etnia ou nacionalidade. A Cruz Vermelha conta muito com o trabalho de voluntários (médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha
  • A cruz vermelha
  • Cruz Vermelha
  • Cruz Vermelha
  • Cruz Vermelha
  • Cruz vermelha
  • Cruz vermelha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!