Crowd funding vs indústria fonográfica

1389 palavras 6 páginas
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Introdução ao Universo do Entretenimento (A) – Carolina Ficheira
Patrick Paravidino – 11314354

Crowdfunding VS Indústria Fonográfica Atual

Como o Crowdfunding pode afetar a Indústria Fonográfica?
Crowdfunding descreve o esforço coletivo de indivíduos que, geralmente por meio da internet ou acesso comum, juntam dinheiro ou verba suficiente para apoiar os esforços iniciados por outras pessoas ou organizações. Algumas dessas organizações fazem parte do mundo da música, por exemplo, bandas e seus empresários, ou até mesmo pessoas, como solistas.
Esses indivíduos e organizações utilizam o financiamento coletivo para arrecadar capital suficiente que irá ajuda-los a criar um novo álbum musical, ou um evento. Através desse recurso, contudo, podemos observar que o poder de decisão do sucesso da banda, está pouco a pouco saindo das gravadoras ou produtoras, basicamente a indústria fonográfica, e sim, nas mãos das pessoas comuns, como fãs, por exemplo. Isso significa que estamos passando por uma era revolucionária na indústria do entretenimento, já que isso não ocorre somente no mundo musical.
O crowndfunding tem sido o melhor recurso para que essa revolução aconteça. Porém, ainda é um negócio novo, que vem crescendo, é claro, mas ainda terá que substituir os fundos “sólidos” que somente as empresas fonográficas podem oferecer. Para que isso surta efeito positivo e se mantenha forte, as bandas e empresas musicais têm utilizado o sistema de recompensas, como oferecer uma oportunidade, para aqueles que investiram pelo crowdfunding, de participar de clipes musicais, ganhar camisas da banda ou até mesmo o CD produzido. Dessa forma, não somente as organizações arrecadadoras, como também os contribuintes e fornecedores, atingem seus objetivos (no caso dos contribuintes, o simples fato de participar de algo que a banda promove, é satisfatório).
O crowdfunding, de uma visão positivista, parece ser de fácil acesso, e até mesmo a

Relacionados

  • Cidadania e redes digitais
    88059 palavras | 353 páginas