CrossFit E O Risco De Les O

Páginas: 6 (1499 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2015
CrossFit e o risco de lesão: o que é verdade e o que não é nesse tipo de treinamento?
Especialistas ainda são cautelosos para associar o CrossFit a um risco maior de lesões. O que se vê nos consultórios é um número crescente de adeptos que precisam de ajuda após se machucarem. Na literatura científica existem poucos estudos sobre o tema, mas um deles - que entrevistou 132 praticantes - mostraque 73,5% sofreram algum tipo de lesão pela prática da modalidade
Valéria Mendes - Saúde Plena Publicação:25/02/2015 09:30Atualização:25/02/2015 10:56

Uma busca rápida na rede mundial de computadores nos mostra uma série de artigos que associam o CrossFit a um risco maior de lesões e até a uma doença grave chamada rabdomiólise, que, em linhas gerais, é um estado de saúde que afeta o funcionamentocelular em razão da destruição das fibras musculares. Praticada nos Estados Unidos desde 1980, mas relativamente nova no Brasil, a modalidade ganha cada vez mais adeptos e as clínicas de reabilitação, mais pacientes. Fora do âmbito da especulação ou mera observação, não existem estudos consolidados na literatura científica que comparam, por exemplo, os riscos da prática do CrossFit com amusculação. Um dos poucos que já foram publicados mostra que entre 132 adeptos do esporte, 73,5% sofreram algum tipo de lesão. Desses, sete precisaram de algum tipo de cirurgia.

Intitulado The nature and prevalence of injury during CrossFit training (ou, em tradução livre, A predominância e os tipos de lesões durante treinos de CrossFit), a pesquisa foi publicada em novembro de 2013 no Journal of Strengthand Conditioning Research Publish Ahead of Print e mostra que as lesões de ombro e coluna são as mais comuns entre os praticantes.

Os autores Paul Taro Hak, Emil Hodzovic e Ben Hickey foram os primeiros a relatar o tipo e a incidência de lesões em atletas de CrossFit. A idade média dos entrevistados variou entre 19 e 57 anos; 70,5% dos entrevistados eram homens; 29,5% mulheres e a média do ritmode treinamento era de 5,3 horas por semana. A pesquisa mostra 3,1 lesões por mil horas treinadas, mas segundo o fisioterapeuta do Núcleo de Excelência em Fisioterapia (NEF), em Belo Horizonte, Ricardo Carneiro, a proporção encontrada é razoável se comparada a outros esportes. Além disso, os pesquisadores não encontraram nenhum caso de rabdomiólise e recomendaram maior investigação sobre o riscode lesão potencial do CrossFit.
Clínicas cheias
Ricardo Carneiro diz que a lesão não é exclusividade do CrossFit e cita o pilates, a musculação e o futebol como modalidades em que os praticantes também se machucam com certa frequência. No entanto, o especialista tem recebido cada vez mais pacientes com lesão por CrossFit em sua clínica. Segundo ele, talvez por ser uma modalidade ainda nova que temdespertado muito interesse pelos resultados rápidos que apresenta.

Modalidade trabalha em altíssima intensidade e exige o máximo do corpo para alcançar uma resposta mais objetiva
O especialista explica que toda lesão tem dois fatores de risco: o intrínseco e o extrínseco. “O primeiro caso está no corpo da pessoa, é a força, a flexibilidade, a articulação mais resistente, mais elástica ou não. Osegundo caso se refere à intensidade, ao tipo de exercício, ao tempo de recuperação do corpo entre uma pausa e outra, ao ambiente onde a modalidade é praticada, à temperatura... A lesão aparece da soma desses dois fatores. Ou seja, expor os fatores intrínsecos ao treinamento”.

Para ele, o CrossFit é uma prática bastante extenuante que pode levar à fadiga completa. “A carga de treinamento é muitoexcessiva e a pessoa não tem controle tão adequado dessa carga como na musculação. Quem pratica expõe o corpo a um risco maior de lesão”, salienta.

Professor do Departamento de Esportes da Faculdade de Educação Física da UFMG, Rafael Almeida cita outro dado que sugere um risco potencialmente maior dessa atividade física: “Quando implantado como forma de treinamento complementar em ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FATORES DE RISCO DAS LES ES EROSIVAS
  • Crossfit
  • crossfit
  • Crossfit
  • crossfit
  • O que é Crossfit
  • crossfit
  • crossfit

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!