Crossdocking

Páginas: 10 (2447 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Crossdocking
Crossdocking é uma expressão anglófona utilizada para indicar os produtos com elevados indices de giro e de perecibilidade e que não são estocados, mas apenas cruzam o armazém indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem.
Na prática as operações de cross docking requerem grandes estágios, onde os materiais são classificados, consolidados e armazenados porpouco tempo ou não armazenados. Após esses estágios os produtos estarão prontos para distribuição. Crossdocking é usado diminuir o armazenamento, aumentando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante.
O Crossdocking pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição na qual os produtos de um veículo são recebidos, separados, e encaminhados para outro veículo. Isso nos dá uma claravisão, de que a sincronização entre o recebimento e a expedição de mercadorias se faz essencial para a eficiência e até mesmo viabilidade do processo.
Outra aplicação muito comum do cross docking (que genericamente pode ser entendido como "cruzamento de docas"), é feita quando da execução de entregas principalmente em centros urbanos, na qual veículos de grande porte sofrem restrições como espaço epeso, não podendo assim efetuar as entregas. Tais veículos descarregam seus produtos em um armazém, os produtos cruzam o armazém através de esteiras,e em seguida carregam outro veículo de menor porte, que efetuará as entregas.
Índice * 1 Cross Docking * 2 Vantagens * 3 Desvantagens * 4 Implementação do Cross Docking * 5 Conclusões * 6 Bibliografia |
Cross Docking
O cross dockingdefine-se como um sistema de distribuição, no qual a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição, não é estocada como seria prática comum até há pouco tempo, mas sim imediatamente, ou pelo menos, o mais rapidamente possível, preparada para o carregamento e para a distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor.
Mais resumidamente, o cross docking é atransferência ou movimento dos produtos ou mercadorias do ponto de recebimento ou recepção, directamente para o ponto de expedição e entrega, com tempo em stock limitado ou se possível nulo, permitindo que os responsáveis pelos centros de distribuição, se concentrem no fluxo de produtos ou mercadorias e não na armazenagem das mesmas.
O cross docking pelas razões apontadas acima também é conhecido porsistema de distribuição “flow through”.
O sistema tradicional de processamento de mercadorias em armazéns e ou centros de distribuição é um sistema que se caracteriza por uma “desorganização controlada” onde frequentemente os serviços ou actividades decorrem de forma desarticulada, sem organização e com custos mais operacionais decorrentes mais elevados, ou seja a prestação de um mau serviço. Atécnica cross docking surge como uma evolução em todo o processo logístico em parte contribuindo para a complexidade da máquina logístico e dai a necessidade da sua gestão, mas permitindo a realização das actividades de uma forma mais eficaz. Será importante referir que o objectivo é fazer a transferência de mercadorias o mais rápido possível o que não implica que o tempo que as mesmas estão nocentro de distribuição não seja importante como alias se vai poder verificar já de seguida, por mais curto que seja este período de tempo este será de grande impotência.
A grande diferença entre o modelo tradicional e o cross docking é que no modelo tradicional as mercadorias chegavam e eram armazenadas até solicitadas pelos clientes, a produção era realizada para stock e empurrada para o cliente, nocross docking as mercadorias chegam “just in time” na medida em que o cliente já as solicitou ou esta em vias de as solicitar, pelo que são imediatamente processadas e enviadas, eliminando assim a necessidade de armazenagem.
Analise-se, de forma simplificada o processo de processamento de mercadorias. Inicialmente as mercadorias entram e são recebidas, são de seguida registadas e armazenadas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa crossdocking

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!