Cronologia da fisica

Páginas: 8 (1965 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
CRONOLOGIA DA FÍSICA:
* Século VI a.c:
Deixando de lado as explicações mitológicas e a intervenção de deuses, os gregos procuraram analisar os fenômenos naturais através das próprias coisas da natureza. Assim, o estudo dos movimentos dos corpos passou a ter uma explicação mais científica.
* Século IV a.c:
Aristóteles apresentou uma teoria para explicar o movimento dos corpos,terrestres e celestes, que perdurou por muitos séculos. Em sua teoria o Universo era dividido em duas regiões: a do mundo sublunar, no qual todos os corpos eram constituídos por quatro elementos: água, o ar, a terra, e o fogo. Os movimentos dos corpos, nessa região, eram explicados através da tendência que os corpos teriam de chegar ao seu lugar natural. O lugar natural dos corpos pesados seria o centro daTerra e dos corpos leves, acima da Terra. A outra região era a do mundo supralunar. Nessa região, que começaria a partir da Lua, os corpos celestes descreveriam movimentos circulares, considerados perfeitos. A Terra estaria imóvel no centro do Universo (sistema geocêntrico).
* 250 a.c:
Arquimedes (287-212 a.c.) estabelece os fundamentos da Hidrostática, ao descobrir a força do empuxo que oslíquidos exercem nos corpos mergulhados, e ao estabelecer o conceito de densidade.
* Século II:
A propagação retilínea da luz e a reflexão da luz já eram conhecidas pelos antigos gregos. A lei que estabelece que o ângulo de reflexão seja igual ao ângulo de incidência foi descoberta experimentalmente pó Heron de Alexandria, que viveu na Grécia.
* Séculos XVI e XVII:
Nicolau Copérnico,astrônomo polonês, apresentou uma nova concepção para a estrutura do Universo, considerando o Sol como seu centro (sistema heliocêntrico). Os planetas, inclusive a Terra, descreveriam órbitas circulares em torno do Sol.
Giordano Bruno, filósofo italiano, foi seguidor do sistema heliocêntrico proposto por Copérnico. Foi condenado à morte na fogueira pela Inquisição.
O sistema de Copérnico não foiaceito pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, que contribuiu com um novo sistema geocêntrico, segundo qual o Sol giraria em torno da Terra e os planetas em torno do Sol.
Coube a Johannes Kepler, discípulo de Tycho Brahe, explicar corretamente o movimento dos planetas em torno do Sol, destacando a forma elíptica das órbitas.
Galileu Galilei, físico e matemático italiano, desempenhou um papelfundamental no desenvolvimento do pensamento científico moderno. Considerado o criador da Física Experimental, sempre recorria a experimentos para provar suas teorias. Galileu estabeleceu a lei da queda dos corpos, segundo quais todos os corpos, leves ou pesados, grandes ou pequenos, quando desprezada a resistência do ar, caem com a mesma aceleração. Foi o primeiro homem a observar o céucientificamente. Descobriu os satélites de Júpiter, as manchas solares e as fases da Lua. Defendeu a idéia de que a Terra não poderia ser o centro do Universo e que, na verdade, deveria estar girando em torno do Sol. Aceitou as descobertas de Kepler, seu contemporâneo. Em 1592, Galileu inventa um termoscópio, baseado na dilatação do ar, para comparar o estado térmico (quente, frio, morno...) dos corpos.
*Século XVII:
René Descartes apresenta em sua obra “Dioptrica”, publicada em 1637, a lei que relaciona os ângulos de incidência e de refração, descoberta pelo matemático holandês Willebrord Snell.
Isaac Newton formula a 1º teoria científica sobre a natureza da luz, conhecida como “teoria corpuscular”. Segundo essa teoria, uma fonte luminosa emite pequeníssimos corpúsculos em todas as direções, comvelocidade muito elevada, atravessando os meios transparentes. Newton fez as primeiras experiências sobre a decomposição da luz solar por um prisma, estabeleceu a teoria das cores e construiu um telescópio cuja objetiva é um espelho côncavo.
O cientista holandês Christian Huygens, na mesma época de Newton, estabeleceu outra teoria sobre a natureza da luz, a “teoria ondulatória”, segundo a qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cronologia da Física
  • Cronologia
  • Polímeros: o que são polímeros, como são produzidos, como se dividem, propriedades físicas e cronologia da...
  • Cronologia
  • Cronologia
  • CRONOLOGIA
  • cronologia
  • Cronologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!