Cronografia nacional e internacional da educação ambiental e meio ambiente

Páginas: 71 (17727 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2011
Cronografia Nacional e Internacional da Educação Ambiental e Meio Ambiente

1500
Em 22 de abril, os portugueses chegam ao litoral brasileiro - cerca de 1.100 homens em doze naus. Em 23 de abril, invadem o Brasil. São gentilmente recebidos pelos indígenas.
No dia 1 º de maio, para realizar a segunda missa, faz-se uma gigantesca cruz de madeira e abre-se uma clareira - prenúncio da devastaçãodas nossas florestas por meio da exploração predatória. Os indígenas são levados a participar do culto - prenúncio da sua aculturação pelos colonizadores europeus. A população indígena é de 4 milhões.
Em 2 de maio, Gaspar de Lemos volta a Portugal levando a carta de Pero Vaz de Caminha, que relatava a D. Manuel I, rei de Portugal, a exuberância da "nova" terra. Inaugurando o contrabando dos nossosrecursos naturais, são levados também exemplares da nossa flora, principalmente toras de pau-brasil, e da nossa fauna, especialmente papagaios.

1503
Fernão de Noronha inicia a comercialização do pau-brasil, no início um monopólio da coroa portuguesa. Em seguida, participam Inglaterra, França, Espanha e Holanda. Atualmente a pilhagem continua (Japão, Inglaterra e EUA, principalmente). Dos 200mil quilômetros originais da Mata Atlântica, restam apenas 7%, que continuam ameaçados.

1531
Martin Afonso de Souza, durante uma expedição, manda queimar a vegetação de uma ilha inteira, acreditando que com isso possa evitar que o seu grupo contraia febre.

1542
A primeira Carta Régia do Brasil estabelece normas disciplinares para o corte de madeira e determina punições para os abusos quevêm sendo cometidos.

1543
Copérnico publica Sobre a revolução dos orbes celestes. Prova matematicamente que a Terra gira em torno do Sol (acreditava-se que a Terra fosse o centro do universo, teoria heliocêntrica).

1557
Publicado na Alemanha o livro de Hans Staden. Ele descreve sua viagem pelo Brasil e responsabiliza os índios brasileiros pela devastação da natureza, citando os manejosadotados - derrubada da mata, uso de fogo, práticas agrícolas, caça, pesca etc.

1633
Galileu é forçado pela Igreja Católica a abjurar a teoria Heliocêntrica (teoria que o Sol está estacionário no centro do universo, com os planetas girando ao seu redor).

1667
Grassa, na Inglaterra, uma epidemia de peste bubônica. Mata um terço da população. Enquanto a Universidade de Cambridge está fechada,Isaac Newton, 24 anos, desenvolve as suas idéias sobre a Gravitação Universal, as leis básicas da Mecânica, da Ótica e os métodos de cálculo integral e diferencial. Publica os Principia. O ser humano, após milênios de existência, inicia o seu período de percepção de que existem leis que regem o universo.

1794
Joseph Priestley descobre o oxigênio. O ser humano demorou milênios para identificar oelemento-chave das interligações dos sistemas vivos na Terra.

1808
Criação do Jardim Botânico no Rio de Janeiro.
1822
José Bonifácio de Andrada e Silva, ao tempo das lutas contra a repressão portuguesa nos movimentos de Independência do Brasil (o Patriarca da Independência), como ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros e como político de impressionante visão, era também um naturalista.A ele se atribuem as primeiras observações, de cunho ecológico, feitas por um brasileiro, em nosso país.

1825
A população humana sobre a Terra chega ao seu primeiro bilhão de habitantes

1827
Carta de Lei de Outubro, do império, delega poderes aos juízes de paz das províncias para a fiscalização das florestas.

1840
Um fungo infesta as plantações de batata, na Irlanda, e devasta os seuscampos geneticamente uniformes. Cerca de 1 milhão de irlandeses morrem de fome.

1849
Henry Wallace Bates, inglês, percorre a Amazônia e recolhe 8 mil espécimes de plantas e animais. A coleção, levada para a Inglaterra, subsidia Charles Darwin, em seus estudos. Bates foi o naturalista estrangeiro que permaneceu mais tempo nos trópicos, de 1849 a 1859 (Amazônia urgente, p. 172).

1850
D....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • DIREITO AMBIENTAL
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reeducação ou preservação do meio ambiente?
  • Politica nacional do meio ambiente
  • A Política Nacional do Meio Ambiente
  • Politica nacional de meio ambiente
  • Programa nacional do meio ambiente
  • MEIO AMBIENTE:Fundo Nacional do Meio Ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!