Cronica de uma morte anuciada

552 palavras 3 páginas
Aspectos da estória que mais me impressionaram.

Traçando um paralelo com os nossos dias atuais, o fato que mais impressiona é o caráter do ser humano que, movido por ódio é capaz de “pagar” o mal com o mal. Mesmo sem ter certeza de que Santiago Nasar fora o culpado por tirar a virgindade de Ângela Vicário, os irmãos dela, Pablo e Pedro Vicário, decidiram tirar a vida de um homem, sem nenhuma escrúpulo, ainda afirmando que a morte era merecida. Nossa sociedade não tem sido tão diferente e, infelizmente, estamos a mercê de pessoas que são incapazes de raciocinar e que, a vida de um ser humano não pode ser ceifada por uma simples contenda. Vivemos em tempos tomados por uma insanidade sem precedentes.

Com qual personagem você mais se identificou?

Não tem como não se identificar com o protagonista, Santiago Nasar. Personagem e vítima, possui um caráter duvidoso, onde conquista muitas mulheres e, que é julgado por esse comportamento.

De que forma este relato se assemelha com outros relatos nacionais?

Acordar bem cedo e colocar nos jornais do dia a dia ou ligar a TV em um programa sensacionalista que “estamos acostumados a assistir”. Observa-se a tremenda falta de bom senso que o ser humano possui. Ações bizarras e inacreditáveis que uma pessoa possa cometer que mal podemos acreditar. No geral, a vingança, o ódio, entre outros sentimentos negativos dominam o homem, os fazendo agir de forma tão irracional que é possível perder a fé na humanidade e nos bons costumes.

Você acredita que Santiago Nasar tenha sido culpado de seu próprio assassinato? Por quê?

Não. De forma alguma a morte de uma pessoa justifica a justiça pelas próprias mãos. Por mais que tenhamos uma justiça falha em nosso país, ainda assim, existem pessoas que estão aptas a fazer justiça e isso não cabe ao homem querer tomar a decisão de tirar a vida de alguém para tal atitude.

De que modo a leitura do livro lhe motivou ou não? Justifique.

O fato de haver um mistério nas

Relacionados