Cronatografia

887 palavras 4 páginas
Cromatografia por exclusão
Conhecido também como filtração em gel, permeação em gel, ou cromatografia em peneira molecular de difusão restrita. Efetua a separação de acordo com o tamanho efetivo das moléculas. A velocidade de deslocamento das moléculas pequenas é menor, pois estas precisam passar através do gel ou suporte. As moléculas grandes apresentam uma maior velocidade de deslocamento dentro da coluna, emergindo mais rapidamente, promovendo a separação dos componentes de acordo com o peso molecular.

Cromatografia por bioafinidade
Trata-se da técnica cromatográfica por isolamento seletivo de macromoléculas biológicas, através da utilização das propriedades dessas substâncias de unirem-se reversivelmente a fase estacionária composta por um ligante específico associado a um suporte inerte. Uma amostra contendo diferentes componentes, sendo apenas um de interesse, este componente poderá se ligar à fase estacionária sob determinadas condições de pH ou força iônica do meio (bioafinidade). O componente que se liga a fase estacionária somente será liberado por uma alteração no pH ou força iônica, ou por outro componente que apresente maior afinidade pela fase estacionária. Aplicado para separar enzimas, ácidos nucléicos, hormônios e vitaminas, anticorpos, lecitinas, células.
Cromatografia por troca iônica

A fase estacionária é altamente carregada, sendo que os componentes com cargas de sinais contrários a estas são seletivamente adsorvidos da fase móvel. Os componentes adsorvidos podem se subseqüentemente eluídos, por deslocamento com outros íons, com o mesmo tipo de carga, porém com maior força de interação com a fase estacionária. A afinidade entre íons da fase móvel e a matriz podem ser controlados utilizando fatores como pH e a força iônica.

Cromatografia em papel
É uma alternativa da técnica de cromatografia em coluna, utilizando uma folha ou tira de papel adsorvente. Utiliza-se o papel de filtro de celulose, por ser altamente hidrófilo,

Relacionados

  • Estudo para a remoção de fluoreto em águas e efluentes
    4451 palavras | 18 páginas