Cromofotografado com giz

912 palavras 4 páginas
Pratica Química Orgânica

Introdução O termo Clorofila se refere a um grupo de pigmentos fotossintéticos produzidos nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Estes pigmentos, responsáveis pela cor verde das plantas funciona como fotorreceptor da luz visível utilizada no processo da fotossíntese. As diferenças aparentes na cores dos vegetais são devidas à presença de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas.
A clorofila, que dá a coloração verde da maioria dos vegetais, absorve muito bem a luz das regiões azuis e vermelhas, refletindo a luz verde.
O processo do qual a clorofila absorve a luz do sol e usa desta energia pra sintetizar carboidratos a partir de gás carbônico (CO2) e água, denomina-se fotossíntese.
Em cada molécula de clorofila existe um átomo de magnésio (Mg) que se encontra no centro de uma estrutura em anel (anel porfirínico) que é estimulado pela luz. Há também uma "cauda" na molécula, formada por cadeias hidrofóbicas.
Existem quatro tipos de clorofilas denominadas a, b, c e d. As clorofilas a e b estão presentes em plantas verdes. Nasalgas e cianobactérias são encontradas as clorofilas c e d.
Os pigmentos envolvidos no processo de fotossíntese são as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas. O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Natural, é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A.
Tem sido descobertas grandes propriedades para o betacaroteno nas pesquisas das quais é alvo. Sabe-se hoje que ele é

Relacionados