cromatologia gasosa

4291 palavras 18 páginas
Análise por cromatografia gasosa de BTEX nas emissões de motor de combustão interna alimentado com diesel e mistura diesel-biodiesel (B10)

INTRODUÇÃO
Com o progresso, urbanização, crescimento da população, desenvolvimento de novas tecnologias e uma elevada frota de veículos automotores observa-se um progressivo aumento na taxa de emissões de poluentes atmosféricos e, em conseqüência, isto gera grandes problemas ambientais.
A identificação de uma fonte de poluição atmosférica depende, antes de tudo, dos referenciais para definir os agentes poluidores e seus efeitos sobre homens, animais, vegetais ou outros materiais, assim como dos critérios para medir a freqüência da ocorrência dos poluentes e seus efeitos.
As atividades humanas são poluidoras e, com muita freqüência, quantidades imensas dos poluentes resultantes dessas atividades são lançadas na atmosfera.
Hoje em dia, nas cidades, as emissões veiculares desempenham um papel de destaque no nível de poluição do ar na RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), pois emitem gases como: compostos orgânicos voláteis (COV), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx), gases ácidos, entre outros.
Desse modo, as pessoas estão expostas a poluentes em concentrações suficientes e tão duradouras que podem causar um aumento na probabilidade de adquirir câncer ou sentir outros efeitos sérios de saúde. Estes efeitos de saúde podem trazer danos ao sistema imunológico bem como neurológico, reprodutivo (fertilidade reduzida) e respiratório entre outros problemas graves.
Dentre os compostos orgânicos voláteis salientam-se os BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno, o-xileno, m-xileno e p-xileno) que podem ou não ser carcinogênicos como citado anteriormente e, além disso, podem ter efeitos neurotóxicos e/ou mutagênicos.
Muitos estudos sobre emissão, transporte e deposição dos poluentes atmosféricos têm sido feitos buscando-se soluções para o controle e a diminuição da poluição do ar dos grandes

Relacionados

  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS
    1239 palavras | 5 páginas