Cromatografia

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Sumário
1.Introdução1
2.Objetivo1
3.Reagentes utilizados1
4.Materiais1
5.Procedimento1
6.Discussão e resultados2
7.Conclusão2
8.Referências bibliográficas2
1Cromatografia em papelIntrodução:
A mistura é adsorvida em uma fase fixa, e uma fase móvel “lava”continuamente a mistura adsorvida. Pela escolha apropriada da fase fixa e da fase móvel, além de outras variáveis, pode-se fazercom que os componentes da mistura sejam arrastados ordenadamente. Aqueles que interagem pouco com a fase fixa são arrastados facilmente e aqueles com maior interação ficam mais retidos.
Oscomponentes da mistura adsorvem-se com as partículas de sólido devido à interação de diversas forças intermoleculares. O composto terá uma maior ou menor adsorção, dependendo das forças de interação. Assubstâncias cujas moléculas são polares interagem mais intensamente com solventes polares. As substâncias apolares têm mais afinidade com solventes apolares. Assim, variando a polaridade do solvente, oumisturas de solventes, podem-se separar os componentes de uma amostra.
Objetivo:
Analisar, identificar e separar os componentes de uma mistura definida por distribuição entre fases, uma das quais éestacionário e outro móvel.
Reagentes utilizados:
Álcool etílico
Cetona
Água
Materiais
Papel filtro
Marca texto (amarelo)
Canetas esferográficas: preta, vermelha e verde
Béquer
Vidro de relógioProcedimento:
Separaram-se seis tiras de papel-filtro, marcando-as com dois pontos de cores diferentes a 1,5 cm da extremidade do papel. Foram colocados em três béqueres com 30 ml de solvente(álcool, água e acetona) e os tampou com o vidro de relógio para não ter muito contato com o oxigênio.
2A princípio, as tintas das canetas não entraram em contato com os solventes por causa da sua posiçãoem relação a eles. Após certo tempo, acabou entrando em contato, pois o solvente possuía uma constante evaporação, fazendo com que se misturasse com o papel, dispersando a tinta e produzindo um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cromatografia
  • cromatografia
  • cromatografia
  • Cromatografia
  • Cromatografia
  • cromatografia
  • Cromatografia
  • Cromatografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!