cromatografia

Páginas: 10 (2401 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Universidade São Francisco

































CAPÍTULO I – CROMATOGRAFIA

A cromatografia e um método físico–químico de preparação. Os componentes separados distribuem-se em duas fases. A fase móvel pode ser gasosa, líquida ou um fluido supercrítico. Existem quatro tipos principais de cromatografia: Cromatografia em pape, Cromatografia decamada delgada, Cromatografia gasosa e Cromatografia líquida de alta eficiência. A escolha do tipo de cromatografia a ser usada depende do material a ser isolado.

1.1 Cromatografia em Papel A cromatografia em papel é uma das técnicas mais simples e que utiliza menos instrumentos para sua realização. Utilizam dois líquidos, ou misturas de líquidos um como fase móvel e outro como fase estacionária.Utiliza-se papel normal ou papel de filtro como suporte na fase estacionária. A mistura é aplicada no papel e mergulhada na mistura de duas fases. Em uma cuba contendo eluente é colocada a tira de papel de suporte. Nesta fase móvel, o solvente, sobe pelos capilares e arrasta a substância pela qual tem mais afinidade, separando-a das substâncias com maior afinidade, pela fase estacionária. A maioriadas substâncias separadas são incolores, então podem ser revelados por meio de luz ultra violeta, vapores de iodo, fluorescências, radioatividade, entre outras.

1.1 Cromatografia de Camada Delgada - Na cromatografia de camada delgada a fase estacionária é uma camada fixa formada por um sólido depositado sobre uma placa de vidro ou alumínio. São aplicadas pequenas gotas de solução de amostras aserem analisadas em um ponto próximo ao extremo inferior da placa. Deixa a placa secar e a coloca em um recipiente contendo a fase móvel, a polaridade do solvente será de acordo com a substância que deseja separar como só a base da placa fica submersa o solvente começa a molhar a fase estacionária e sobe pelos capilares. A revelação é feita com aplicação de um reativo que dá cor as substâncias deinteresse. A cromatografia de camada delgada pode ser usada para monitorar o progresso de uma reação química, identificar os compostos presentes numa mistura e determinar a pureza de uma substância.

1.3 Cromatografia Gasosa - A amostra a ser detectada é transportada por uma corrente de gás através de uma coluna empacotada com um sólido, recoberta com uma película de um líquido. Devido a suasimplicidade, sensibilidade e efetividade para separar os componentes de misturas, a cromatografia de gás é uma das ferramentas mais importantes em química. É muito usada em análises quantitativas e qualitativas de espécies químicas e para determinar constantes termoquímicas, como calores de solução e vaporização, pressão de vapor e coeficientes de atividade. A cromatografia de gás também é usadapara monitorar os processos industriais: analisam-se as correntes de gás periodicamente e realizam-se reações de forma manual ou automática para compensar variações não desejadas.

Muitas análises de rotina são realizadas rapidamente no campo medicinal. Por exemplo, por meio do uso de apenas 0.1 cm³ de sangue, podem-se determinar as porcentagens de oxigênio dissolvido, nitrogênio, dióxido decarbono e monóxido de carbono. A cromatografia de gás é útil também na análise de contaminantes do ar, álcool e drogas no sangue, óleos essenciais e produtos alimentícios. O método consiste primeiramente na introdução da mistura de prova ou amostra em uma corrente de gás inerte, normalmente hidrogênio, hélio, nitrogênio ou argônio, que atuarão como gás de arrastre. As amostras líquidas vaporizam-seantes da injeção no gás de arrastre. O fluxo de gás passa pela coluna empacotada através da qual os componentes da amostra se deslocam a velocidades influenciadas pelo grau de interação de cada componente com a fase estacionária não volátil. As substâncias que têm a maior interação com a fase estacionária são retidas por mais tempo e, por tanto, separadas daquelas de menor interação. À medida que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cromatografia
  • cromatografia
  • cromatografia
  • Cromatografia
  • Cromatografia
  • cromatografia
  • Cromatografia
  • Cromatografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!