Cromatografia Líquida

Páginas: 16 (3895 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Associação Paranaense De Cultura
Centro De Educação Profissional Irmão Mario Cristóvão
Tecpuc
Técnico Em Química

Cristiane S. Santos
Juliana Moro Monteiro
Rafaella I. Peloia
Tamires D. Mayer
Thais C. A. Damasio









CROMATOGRAFIA LÍQUIDA




CURITIBA
2014
Cristiane S. Santos
Juliana Moro Monteiro
Rafaella I. Peloia
Tamires D. Mayer
Thais C. A. DamasioCROMATOGRAFIA LÍQUIDA

Trabalho apresentado ao Curso de Técnico em Química em Centro de Educação Irmão Mario Cristóvão, como requisito parcial à obtenção do título de Analise Instrumental.



Orientador: Prof.ª Aline Caldonazo Sanlorenzi



CURITIBA
2014
Sumário


1. INTRODUÇÃO

A cromatografia liquida é utilizada nas áreas de petroquímica ao controle de qualidade defármacos, do estudo da composição química da atmosfera de outros planetas. A avaliação de resíduos de contaminantes em alimentos, do doping em esportes a contaminação ambiental, ao teste do pezinho.
Essa técnica de cromatografia foi sintetizada por Michael Tswett no inicio do século XX. Até a implementação da cromatografia gasosa. Na década de 1950, a liquida continuou a ser praticada em colunas abertasou superfícies planas como papel, vidro ou metais. Michael no inicio, separou pigmentos coloridos presentes em extratos de folhas verdes de plantas, utilizando um tubo preenchido com carbonato de cálcio.
Classificação das técnicas cromatográficas: os critérios para classificação das técnicas são: quanto mecanismo de separação, quanto a técnica empregada, em relação ao tipo de fase móvel utilizada.Uma classificação leva em conta a geometria da superfície na qual a separação ocorre: se dentro de um tubo (vidro ou metal), chama-se cromatografia em coluna, já em uma superfície plana, geralmente uma placa de vidro ou metal impregnada com fase estacionaria, ou uma folha de papel de filtro em bebida com um solvente apropriado, gera denominada cromatografia planar.

2. CROMATOGRAFIA
2.1.CONCEITO E HISTÓRICO
A cromatografia é um método de separação poderoso que encontra aplicações em todos os ramos da ciência.
A cromatografia gráfica foi desenvolvida e nomeado pelo britânico russo Michael Hail Tswett no inicio do século XX. Ele empregou a técnica para separar diversos pigmentos de plantas, como clorofilas e xantofilas, através da passagem de soluções destes compostos por uma colunade vidro recheado com carbonato de cálcio finalmente dividido. As substancias separadas apareciam como bandas coloridas na coluna, o que colaborou com o nome que ele escolheu para o método (em grego chroma signica “cor” e graphein significa “escrita”.
2.2. TIPOS DE CROMATOGRAFIA
A classificação dos métodos cromatográficos pode ser quanto ao mecanismo de separação, quanto a técnica empregada e emrelação ao tipo de fase utilizada. No entanto, a classificação mais popular é a que leva em consideração o tipo de superfície na qual ocorre a separação (Fig.1), sendo dividida em cromatografia em coluna e cromatografia planar (LANÇAS, 1993).

3. CROMATOGRAFIA LÍQUIDA
A fase estacionária utilizada neste método, como na cromatografia gasosa, pode ser um sólido ou um líquido e como fase móvelutiliza-se um líquido no qual o soluto está dissolvido, assim, enquanto a fase móvel elui sobre a fase estacionária os solutos são separados de acordo com a interação destes com as fases, sendo eluído primeiro os que têm maior afinidade com a fase móvel e posteriomente os que têm maior afinidade com a fase estacionária

3.1. FASE MÓVEL

A fase móvel ideal deveria possuir, pelo menos, osseguintes requisitos:
• Solubilizar completamente todos os componentes da amostra;
• Apresentar baixa (ou nenhuma) reatividade;
• Possuir baixa viscosidade;
• Baixa (ou nenhuma) toxicidade;
• Estar disponível em elevado grau de pureza;
• E se possível, baixo preço.
Devido à dificuldade para encontrar-se solventes com estas características, procura-se máximo a situação ideal.
Os solventes para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cromatografia Líquida de Alta Eficiencia
  • Cromatografia Liquida de alta eficiencia
  • Cromatografia líquida de alta eficiência
  • Cromatografia Liquida de Gel de Filtra o
  • Cromatografia líquida (CLAE)
  • Cromatografia Líquida
  • Cromatografia Liquida por coluna
  • Cromatografia liquida em vinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!