cromatina

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
A cromatina é a designação de toda a parte corável e visível ao microscópio do núcleo, com exceção do nucléolo. Ela é formada por desoxirribonucleoproteínas que se apresentam em variados níveis de condensação, este grau de condensação é diferenciado pelo tipo de célula e com o seu estágio celular.
A cromatina é dividida em dois tipos no núcleo interfásico. A maioria da cromatina se encontradifusa, sendo denominada eucromatina. E algumas porções da cromatina se encontram fortemente condensada sendo esta denominada heterocromatina, essa condensação impede a transcrição de DNA em RNA, portanto são partes inativadas dos cromossomos. A heterocromatina é dividida em heterocromatina constitutiva e facultativa.
A heterocromatina constitutiva é uma parte da cromatina encontrada permanentementecondensada, sua localização se da principalmente nas extremidades dos cromossomos, também é encontrada no centrossomo e no nucléolo. Muitas vezes se agregam no núcleo interfásico formando os cromocentros. Quando esta se encontra próximo ao centro organizador nucleolar ela forma a cromatina associada ao nucleolo. Ela é formada por uma ou mais sequências curtas de DNA altamente repetitivas, essascadeias repetitivas são identificadas por centrifugação em gradiente de cloreto de césio, e receberam o nome de DNA satélite. Este tipo de heterocromatina chega a compor de 10% á 25% do DNA nuclear.
Já a heterocromatina facultativa é a parte que se encontra condensada em algumas células, mas não em todas de um mesmo organismo. Quando se encontra condensada ela também não se transcreve, mas emalgumas células ela apresenta atividade de transcrição gênica se parecendo com uma eucromatina. Sua quantidade varia com o estágio e o tipo da célula. Nas células embrionárias essa cromatina é pouco encontrada, sendo mais abundante em células diferenciadas. Portanto pode-se dizer que à medida que a célula se diferencia, parte da cromatina vai se tornando inativa assumindo assim aspectos deheterocromatina. O exemplo mais importante de uma heterocromatina facultativa ocorre nas fêmeas de mamíferos, onde por causa da presença de dois cromossomos X um deles acaba se tornando inativo para que se possa aliviar a carga genética, este recebe o nome de cromatina sexual ou Corpúsculo de Barr.

A cromatina é constituída por filamentos de DNA associadas a proteínas e formando nucleossomas
A cromatina éformada por unidades de repetição de associação de proteínas denominadas, histonas e proteínas não histônicas com DNA.
Os cromossomos são constituídos por filamentos compostos por uma cadeia dupla de DNA, de 2 nanômetros (nm) de diâmetro, que se envolve, periodicamente, duas vezes em volta de uma estrutura protéica ou partícula protéica, que em sua estrutura possui oito partículas polipeptídicas(sendo um octâmero), contendo duas partículas de cada uma das histonas H2A, H2B, H3 e H4 (figura 12.8), assim cada partícula protéica envolta por duas voltas de DNA, é chamada de nucleossoma, quando associados a histona H1, é denominada de cromatossoma, tendo um diâmetro de 11 nm e o tamanho do segmento de DNA que se envolta é de 166 pares de nucleotídeos, 20 a mais que o nucleossoma. Entre cadanucleossoma há um seguimento de DNA, denominado de região internucleossômica ou DNA espaçador, (o que pode variar de uma literatura para outra), associados à histona H1 (está associação das proteínas histonas ao DNA, se deve a interações entre os grupos básicos destas proteínas, radicais amina, e os radicais fosfato do DNA), tendo um comprimento de aproximadamente 20 e 60 pares de nucleotídeos(figura 12.9). A visualização de uma sequência de nucleossoma com os segmentos espaçadores dá uma aparência de um colar de contas ou colar de pérolas (figura 12.10). Segundo, De Robertis e Hib, já que comumente um gene contém cerca de 10.000 pares de nucleotídeos, tem em torno de 50 nucleossomas separados de outros tantos DNA espaçadores.
Para que a cromatina caiba no espaço que o núcleo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a cromatina
  • Cromatina
  • Cromatina sexual
  • Estrutura da cromatina
  • Pesquisa Cromatina
  • Cromatina Sexual
  • A Cromatina Sexual
  • COMPACTAÇÃO DA CROMATINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!