CRMINOLOGIA E A PREVENÇÃO DO CRIME NO SÉCULO XXI

409 palavras 2 páginas
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS
CAMILA NAZARÉ SILVA

CRMINOLOGIA E A PREVENÇÃO DO CRIME NO SÉCULO XXI

Nos dias de hoje o que se pode ver é o grande índice da criminalidade. Esta triste realidade está presente no século XXI pelo grande atraso da criminologia que não trabalha com base nas estatísticas, e não trata as medidas preventivas como a melhor solução para redução de delitos.
A prevenção dos crimes deve iniciar-se a partir do momento em que o indivíduo vem ao mundo, pois os fatores biológicos e o meio social em que se vive são determinantes para definir o caráter do homem.
A justiça restaurativa se apresenta como solução, pois esta mostra que através de politicas públicas o índice de criminalidade decai. Esta por sua vez (justiça restaurativa) trata do aconselhamento aos pais na fase do nascimento da criança, bem como na fase da escola que é onde muitas vezes a criança começa a demonstrar comportamentos agressivos. Na fase escolar a justiça restaurativa atua através de reuniões com os familiares e com as crianças na busca por soluções para violência, uso de álcool e drogas, e tais politicas levam em conta as opiniões das crianças e adolescentes na busca por soluções.
O sistema restaurativo também mostra que se o índice de desemprego decai a criminalidade diminui, visto que melhores condições para sobrevivência digna do homem o levam a uma reformulação do seu caráter social, ou seja, condições dignas trazem a redução dos crimes bem com a diminuição da violência doméstica para a sociedade. A realidade nos mostra que pequenas medidas de prevenção social surtem mais efeito do que medidas repressivas, pois na maioria dos casos os indivíduos que passam muito tempo presos voltam a delinquir, já os que passam por penas curtas aplicadas em conjunto com medidas socioeducativas deixam o mundo do crime.
Pequenas medidas são grandes soluções. O que falta é boa vontade e determinação como também consciência para enxergar que nem

Relacionados